Renan de Souza Gonçalves

Diretor da empresa Plug Tecnologia

Diretor de Projetos Tecnológicos na Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua

Site: www.plugtecnologia.com.br

E-mail: contato@plugtecnologia.com.br

Facebook: www.facebook.com/plugcriatividade


MECFlix, o "Netflix" de videoaulas gratuitas do Governo Federal

Para quem não sabe o Mecflix é o “Netflix” dos estudantes. Lançado recentemente pelo governo Federal, é focado para quem estiver prestando vestibular ou se preparando para o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Estão disponíveis videoaulas preparatórias com temáticas abordadas na prova, como a área de ciências humanas, da natureza, exatas e tecnológicas.
Tem bastante vídeo aula e tudo de graça! É só acessar o site e se cadastrar. Vale a pena conferir: http://mecflix.mec.gov.br/

Esqueça os blocos de papel, organize suas tarefas com o Google Keep

Ainda é muito comum em escritórios ou nas geladeiras de casa ver aqueles blocos coloridos com vários lembretes que não ajudam muito.  Mais comum ainda são os smartphones usados a todo o tempo. Então por que não utilizar seu celular para organizar suas tarefas e te lembrar de tudo?

Para fazer este artigo analisei vários aplicativos do gênero, e o mais simples e útil sem dúvidas é o do Google.

O Keep é um aplicativo que permite criar anotações e lembretes. O visual é bem parecido com os adesivos coloridos, pois ele cria blocos coloridos.

Alguns das principais funções que selecionei:

  • Disponível em Desktop (No computador e em qualquer navegador) e no celular;
  • Lembrete- Você marca a hora do lembrete e o seu celular vai apitar;
  • Criar listas (Ex.: Lista de compras e permite marcar os itens da lista que já estão no carrinho);
  • Escolher a cor das anotações;
  • Organização dos blocos automática;
  • Permite anexar fotos nas anotações;
  • Gravação de áudio - Você pode gravar um áudio com algum lembrete ou ideia;
  • Arquivos gravados na nuvem - Tudo fica gravado na internet, você não corre o risco de perder nada;
  • Criação de marcadores para melhor organizar suas tarefas.

Para utilizar você deve baixar o aplicativo na Google Play pesquisando ou clicando aqui.

Até o próximo artigo!

 

 

Tenha uma assistente pessoal inteligente no seu smartphone

Você conhece o filme "Ela"? O filme conta a história de um homem e um novo sistema operacional com inteligência artificial, uma assistente inteligente que fala e aprende. Sim, isto é muito comum no imaginário em filmes de ficção, mas não estamos tão longe assim...

Uma nova geração de sistemas está iniciando, sistemas inteligentes que executam ações por voz. Um aplicativo para smartphones que vem se destacando e deixando seus concorrentes para trás é o Assistant . Disponível para Android, Iphone e Windows Phone, ele  pode ser baixado gratuitamente na Google Play clicando aqui (Para Android)  ou pelo site https://assistant.ai/ (Todos sistemas). Você pode também procurar por "Assistent"ou "Speaktoit" na loja de apps do seu sistema.

O aplicativo é um assistente inteligente que executa comando por voz e faz diversas ações, como fazer ligações, enviar e ler mensagens, enviar e-mails, resolver problemas matemáticos, traduzir textos, programar o despertador, criar e nos lembrar de eventos na nossa agenda, fazer pesquisas no Google, informações meteorológicas e muito mais. Basta você falar o que quer e ela vai te responder (com voz e em Português) e executar o comando. Para saber um pouco mais do que ela pode fazer, você pode perguntar a ela "O que você faz?" e ela irá te ajudar.

Assiste - www.assistant.ai

Você pode dar outro nome a ela e mudar sua aparência nas configurações.

Como exemplo, pedi a minha assistente para pesquisar Jornal Dois Estados.

Vale a pena baixar e interagir com este aplicativo. Ainda em desenvolvimento e com atualizações constantes. Muita coisa nova está por vir.

Versão Premium

O aplicativo é gratuito, mas existe uma versão Premium que libera mais recursos, como ensinar coisas novas, outra opção de voz em português (Bem melhor), remoção de anúncios, dentre outros recursos. O custo é de R$ 40,00 com pagamento único.  Como estou realizando testes no aplicativo ganhei uma frase secreta que dá um desconto. Basta digitar "premiumehbom" e você poderá comprar o aplicativo por R$ 25,72.

 

 

10 funções para WhatsApp que você pode não conhecer

Para iniciar esta coluna, decidi falar do aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no momento, o WhatsApp.

Assim como o Instagram, o aplicativo também foi comprado pelo Facebook e em suas últimas atualizações tivemos algumas novidades, destacando a função de chamadas onde é possível fazer ligações para outro aparelho que também utiliza o aplicativo. A função inicialmente necessitava de convites para a habilitação, mas desde semana passada foi habilitada em todos os aparelhos com o sistema Android e com a última versão do WhatsApp.

Apesar de fazer parte do dia-a-dia de muita gente, algumas funções são desconhecidas para muitos. Por isto vou listar 10 delas, incluindo alguns truques.

1- Silenciando grupos

Todo mundo já teve problemas com grupos, sempre há aqueles que conversam o dia todo e seu celular não para de apitar. Muitos acabam abandonando o grupo por isto, mas uma simples opção pode resolver o problema. Dentro do grupo toque no botão de menu de seu aparelho e depois  em Silenciar. Escolha o período que deseja silenciar e escolha se quer receber as notificações ou não. As notificações só mostrarão as mensagens no grupo, não emitirá sons. 

2- Bloqueie o aplicativo com senha

O sistema sempre tem bloqueio, mas em alguns casos precisamos de uma senha para dispensar curiosos. Para isso o aplicativo chamado WhatsApp Lock (disponível do Google Play) cumpre esta função. O aplicativo é leve, fácil utilização e tem diversos formatos de bloqueio.

3-  Ocultar última vez que entrou no WhatsApp

Por padrão o aplicativo exibe no topo das conversas a data e hora que você esteve online pela última vez. 

Para ter um pouco mais de privacidade, você pode desabilitar esta opção. Para isto vá novamente na opção Configurações, entre em Informações da Conta > Privacidade > Visto por último. Você poderá escolher quem irá ver seu último acesso. (Eu sempre deixo para Ninguém ver).

4- Não baixar fotos e vídeos automaticamente

Quem participa de vários grupos sabe como o problema que é receber diversas fotos e vídeos todos os dias e o aplicativo baixa tudo sem você querer. Para evitar que ocupe a memória do seu aparelho ou baixe conteúdo indesejado, temos a opção de desmarcar o Download Automático. A opção se encontra em Configurações > Opções de Conversa > Download automático de mídia. Nesta seção, é possível escolher se você quer que fotos e vídeo sejam baixados somente quando se estiver conectado a uma rede WiFi, nunca ou sempre.

5-  Demarcando confirmação de leitura (Duas marcas de tiques azuis)

Desde quando implantada esta opção, muita gente teve problemas. A opção de confirmação de leitura permite saber se a pessoa leu sua mensagem. Vale lembrar que temos 3 opções de marcas:

Para evitar que a pessoa saiba se você leu ou não, podemos desmarcar esta função indo em Configurações >Informações da Conta> Privacidade e mais embaixo temos a opção Confirmação de leitura. Desmarque caso não queira esta função.

6- Ouvir áudio das mensagens em público

Já aconteceu de receber uma mensagem de áudio de alguma conversa e não poder ouvir naquele momento? E quando clicamos e todo mundo ao redor ouve? O WhatsApp tem uma função que resolve isto sem precisar habilitar nada. Quando receber uma mensagem aproxime o seu aparelho do seu ouvido, como em uma ligação normal. O som então não sairá pelo alto falante (som alto), saíra no alto falante do ouvido, como em uma ligação.

7- Bloquear Contato

Alguém indesejado descobriu o seu número e não para de perturbar? Simples, bloqueia ele.

Toque no Botão de menu > Configurações > Conta > Privacidade > Contatos Bloqueados. Nesta página exibirá os contatos que você já bloqueou, poderá mais tarde desbloquear por ela também. Para bloquear mais contato, toque no ícone Adicionar contatos bloqueados no canto superior direito.

Outra opção de bloquear um contato é dentro da conversa. Tocando no botão de menu terá a opção Bloquear.

8- Atalho para conversas

Se você conversa muito com uma pessoa específica, poderá facilitar sua vida criando uma atalho de conversa na página inicial do seu aparelho. Para isso, abra a conversa, toque no menu de opções desse contato ou grupo. Haverá a opção "Adicionar atalho à conversa". Clique nela e, pronto, o ícone foi criado na página inicial.

9- Use o WhatsApp pelo seu computador

Para os menos ágeis com teclados de smartphones, digitar no computador quando conversa no whatsapp é de grande valia. Recentemente o aplicativo lançou uma versão para uso em computadores. Para utilizar não precisa instalar nada, mas é necessário ter seu aparelho onde usa o whatsapp conectado na internet, pois o computador irá se comunicar através dele.

Para utilização, siga os passos:

1-      Acesse o site: https://web.whatsapp.com do seu computador;

2-      No seu smartphone, acesse o WhatsApp, aperte o botão de menu> WhatsApp Web e clique no + no canto superior direito;

3-      Aponte a câmara do seu celular para o código QR na tela de seu computador. E pronto, já poderá usar no seu computador.

10- Saber quem leu sua mensagem no grupo

Quando enviamos uma mensagem no grupo e precisamos saber se uma pessoa específica leu nossa mensagem? O aplicativo permite saber informações como quem leu sua mensagem, quem recebeu, horários de leitura etc. Estas informações só ficam disponível para quem enviou a mensagem. Para vê-las toque na mensagem que você enviou e pressione o dedo por alguns instantes (selecionar a mensagem). Toque no circulo com o "i" (Opção info) e terá as informações.

 

*Imagens retiradas da internet.

** Os exemplos citados são para smartphones que utilizam Android.  Outros sistemas têm opções um pouco diferentes, mas não perdem a funcionalidade das mesmas.