Durante incursão na comunidade da Vila José de Carvalho, em Miracema, policiais militares do Patrulhamento Tático Motorizado (PATAMO), do Posto de Policiamento Comunitário do Alto do Cruzeiro (PPC) e até de um PM de folga, prenderam nesta madrugada de domingo (23/03), por volta das 02h00, dois homens ligados a uma possível facção criminosa denominada Terceiro Comando e apreenderam um menor de idade.
Informações passadas via Disque Denúncia 190 davam conta de que homens circulavam pela comunidade ostentando armas e as escondendo num beco.
As equipes policias ao chegarem no local se dividiram: alguns continuaram o patrulhamento motorizado e outros se infiltraram para monitorar a movimentação de possíveis suspeitos.
A certa altura, alguns agentes escondidos observaram as atitudes suspeitas de Wilian José Alves, de 25 anos, conhecido por "Wilian Dibanda" e de Luís Henrique Alves, de 23 anos, conhecido por "Ricão", quando ambos saíram de um lugar conhecido como Trailer do Rondineli e entraram num beco, retornando pouco depois com armas de fogo nas mãos.
Os PMs imediatamente fizeram contato com os colegas de farda que faziam o patrulhamento motorizado para efetuarem o cerco, quando notaram que os acusados rapidamente foram em direção a uma residência, entraram no quintal e retornaram para a calçada.
Ao abordá-los e revistá-los sem nada encontrar, os policiais obtiveram a informação de que "Ricão" morava na casa onde teriam entrado pouco antes. Efetuaram então um vasculhamento no quintal e localizaram numa pia, próximo ao muro, 01 (uma) Pistola Imbel Calibre 380, com 04 (quatro) munições intáctas e 01 (um) Revólvel Rossi Calibre 38 com 06 (seis) munições intáctas no tambor.
Com eles foram apreendidos ainda 02 (dois) aparelhos celulares e a quantia de R$ 207,00 (Duzentos e Sete Reais) em dinheiro.
Ao serem conduzidos presos para a viatura de polícia, um menor de 17 anos, provavelmente a mando do tráfico, se aproximou dos militares afirmando que as armas encontradas o pertenceria, sendo ele apreendido de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e conduzido à Distrital de Miracema juntamente com os demais acusados para prestar esclarecimentos.
A ocorrência teve seguimento na Delegacia de Área -136ªDP Santo Antônio de Pádua - onde o Delegado de Polícia Dr. Gilberto, ao analisar os fatos, autuou "Wilian Dibanda" e "Ricão" com base no Art. 14 e 16 da Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento).
"Wilian Dibanda" teve arbitrada uma fiança no valor de R$ 7.240,00 (Sete Mil Duzentos e Quarenta Reais), já "Ricão" não teve o mesmo benefício da Lei. Ambos aguardavam a transferência para o regime prisional na cidade de Itaperuna.
O menor, por sua vez, negou na Delegacia de Polícia que tivesse envolvimento com os acusados bem como qualquer participação nos fatos, sendo liberado posteriormente.
Policiais Envolvidos Na Ocorrência:
1ºSGT Araújo
2ºSGT Sentinela
3ºSGT E. Miguel
3ºSGT Gurgel
CB Soares
CB Fagner
SD Moura
SD Lugão
FONTE: PLANTÃO DE POLÍCIA.