Projeto Roçarte no Centro de Atendimento ao Idoso (CAI) em Aperibé Entrada


Foi realizado no Centro de Atendimento ao Idoso (CAI) em Aperibé o projeto Roçarte que é patrocinado pela Petrobras com o apoio da Emater/Rio e executado pela Ararte (Associação Raposense de Artesões). A equipe é formada por uma coordenadora, dois supervisores, treze instrutores e uma consultora de design. Atua na geração de renda e na oportunidade de trabalho, promovendo assim a inclusão social.

O projeto tem como um dos principais objetivos elevar a autoestima dos participantes, além de promover uma educação ambiental com consciência, assim como, na formação de núcleos de produção e na comercialização justa e solidária dos objetos confeccionados.

A Petrobras patrocina todo o material necessário para as diversas atividades onde os instrutores capacitam os alunos (artesãos) para que produzam as peças. Estas são levadas para feiras regionais e municipais. No final destas feiras o aluno recebe o equivalente as peças vendidas, no entanto, é retirado 10% para um fundo de caixa que o grupo tem, que após o curso poderá se usado para comprar material e continuar a produção.

Este projeto está presente nos treze municípios do Noroeste Fluminense, sendo eles: mosaico com casca de ovo - Aperibé, cerâmica - Bom Jesus do Itabapoana, patchwork - Cambuci, escama e couro de peixe - Italva, bordado livre - Itaocara, reaproveitamento de tecido - Itaperuna, biscuit - Laje do Muriaé, cartonagem/reciclagem de tecido - Miracema, papel machê - Natividade, mosaico de embalagens plásticas - Porciúncula, bordado com fibra- Santo Antônio de Pádua, papel machê com fibra - São José de Ubá, bordado livre - Varre-sai.