São José de Ubá capacita cidadãos em 8 cursos através da FAETEC


 

O município de São José de Ubá, administrado pelo prefeito José Hylen Gomes Ney e secretariado, acumulam inúmeras conquistas na área de habitação, obras, saúde e urbanização. Recentemente um grande passo no meio educacional foi dado rumo à preparação dos cidadãos ubaenses e ao desenvolvimento.

A FAETEC de São José de Ubá está em funcionamento e é uma conquista da administração municipal junto ao Governo do Estado.

 

Alunas do curso de cabeleireiro na Faetec de Ubá, muitas andam kilometros para estudar

A unidade da FAETEC, construída na parte alta da cidade, com doação de terreno por parte da Prefeitura Municipal, se destaca na paisagem do município pela robustez. Ali já estão sendo oferecidos 8 cursos que irá preparar grande parte da população para um o mercado de trabalho.

Inglês, Espanhol, Manicure, Eletricista, Cabeleireiro, Encanador, Pedreiro e Informática fazem parte da grade de cursos técnicos profissionalizantes oferecidos pela instituição.

Fabiana Pavan, diretora da Faetec Ubá, ressalta a qualidade dos professores

Fabiana Pavan é a diretora da unidade da FAETEC de São José de Ubá. Ela conta que cerca de 400 alunos já estão devidamente matriculados e construindo uma nova visão de mundo e de mercado de trabalho. As aulas na FAETEC de São José de Ubá tiveram início no último dia 16 de julho com o curso de informática e seus 120 alunos.

Entre os destaques do ensino ministrado na FAETEC de São José de Ubá está à contratação de profissionais altamente qualificados.

Faetec São José de Ubá oferece aos ubaenses ensino técnico de qualidade

A parceria com a Prefeitura Municipal garante tranquilidade a instituição estadual e seu pleno funcionamento.

Uma visita aos cursos e é possível descobrir histórias de superação e garra em busca de formação profissional, como a exemplo da estudante Marici Cortes Vieira Andrade. Ela reside em Monte Verde, na zona rural ubaense e faz um trajeto de 20 km para estudar. 'Eu quero trabalhar. O curso de cabeleireiro que estou fazendo irá me permitir trabalhar por conta própria na minha comunidade. Estou gostando muito do curso e tenho certeza de que vou sair daqui uma boa profissional. Vale o esforço, era a oportunidade que eu precisava para me profissionalizar, estou agarrando a idéia com todas as minhas forças,' disse a estudante.

'Menina dos olhos' do prefeito José Hylen, a FAETEC é vista pelo administrador como uma importante fonte de ascensão profissional e independência financeira para inúmeros ubaenses que careciam de formação técnica de qualidade.

No curso de manicure, aulas praticas com a professora Alziléa Roque

'Nós nos empenhamos muito para que Ubá tivesse uma unidade da FAETEC, e hoje ela é uma realidade. Aqui estudam pessoas da comunidade, sem distinção de raça, cor, credo ou sigla partidária. Para estar aqui e usufruir do ensino oferecido, todos precisam passar pelo processo seletivo de forma simples, direta e isenta. A educação tem na formação de uma sociedade um papel fundamental, ampliando os horizontes, proporcionando a capacitação e a inserção no mercado de trabalho. Tínhamos essa carência, que num primeiro momento está sanada, mas é preciso continuar lutando para que mais e novos cursos venham a ser oferecidos aqui e, assim, elevar ainda mais o nível da população tornando-as capazes de lutar em igualdade técnica e educacional por vagas oferecidas no mercado de trabalho local ou regional', argumentou o prefeito

Professora Joyce Araújo ensinando alunas do curso de cabeleireiro na Faetec Ubá

A Faetec de São José de Ubá ocupa uma área de 1651metros quadrados. Orçada em R$750 mil, tem o menor custo beneficio do país, Lá estão à disposição dos alunos, 14 salas de aula e dois laboratórios. Todas as salas estão dotadas de ar condicionado e internet digital.