Luis Gonzaga é o grande homenageado da XII edição do Festival Paduano do folclore


Santo Antônio de Pádua exercitou sua arte, cultura e folclore na última semana com a realização da XII edição do Festival Paduano do Folclore.

O evento foi realizado na Praça Monsenhor Diniz, nos dias 24, 25 e 26, uma organização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura com apoio da Prefeitura Municipal.

Barracas com comidas típicas enriquecem o Festival do Folclore Paduano

Uma extensa programação foi oferecida ao público na área da cultura, educação e folclore. Barracas com comidas típicas contribuíram para enriquecer o evento, mais uma vez, bastante prestigiado pela comunidade paduana, visitantes e principalmente alunos.

Na noite de abertura do evento, uma das novidades foi a realização da primeira edição do concurso garota folclore, com 11 representantes de diferentes escolas concorrendo ao título. As meninas desfilaram caracterizadas. A grande vencedora foi Paola Ramiro Lobo, da Escola Municipal Viva.

Em cada uma de suas edições um personagem da cultura popular brasileira é homenageado, este ano, a SMEC homenageou Luiz Gonzaga.

Garotas concorrentes ao título de Garota Folclore 2012

O homenageado nasceu no sertão de Pernambuco e é um autêntico representante da cultura nordestina, tendo sido consagrado no cenário musical com o gênero Baião. Entre seus maiores sucessos está 'Asa Branca', música composta em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.

No XII Festival do Folclore Paduano se apresentaram o que de melhor há no município em termo de manifestação artística e cultural.

Secretária Vera Kezen, diretor Denilson Parreira e Antônio Tomáz com a primeira Garota Folclore

O evento emociona pelo empenho de alunos, professores, comunidades e o incansável trabalho de toda a equipe da Secretaria de Educação.

 As apresentações culturais exibidas em cada edição do evento ficam guardadas na memória dos amantes da arte e da cultura.

Vera Kezen Camilo Jorge, secretária de Educação em Pádua ressalta que desde a criação do evento muito se preservou, muito se aprimorou.

Apresentação das Pastorinhas de Ibitiguaçu com a mestra Silvana.

'É uma luta constante e sem tréguas, um povo não pode viver sem história e principalmente, deve lutar para que esta faça parte do dia a dia, não caindo no esquecimento, e está é uma das funções do evento. Estamos mais uma vez orgulhosos com o desempenho de todos e, mantemos uma de nossas bandeiras, 'Todos pela Educação', que é o que vai garantir a educação dos nossos jovens, crianças e, garantir o avanço do desenvolvimento em nossa cidade, disse.

A banda Sociedade Musical Lyra de Arion se apresentou na abertura do evento.

A casa do artesão (ARTSAP) funcionou durante os três dias.

No XII Festival Paduano do Folclore se apresentaram: 1º dia: Coral Interativo 'Os ritmos do Rei do Baião', da Escola Salim Simão, a dança do Siriri pela Escola Judith Machado de Bustamante; Integrando Idades para Viver o Rei do Baião pela Escola Antônio Teixeira Jardim; A graciosidade do Xote das Meninas com a Escola Alcino Cosendey; As pastorinhas de Ibitiguaçu com a mestra Silvana; Associação Doulos de Capoeira com o mestre Pitu de Cambuci; Folia de Reis Branca Neve, do Mestre Porfírio; Folia de Reis Estrela Viva do Oriente, do Mestre Gustavo, pela Escola Viva; Folia de Reis Estrela Luz do Oriente do Mestre Bruno, Folia de Reis Divino Espírito Santo do Mestre Nico, e ainda, concurso Garota Folclore e conclusão da primeira noite com o Bingo.

Garota Folclore 2012 Paola Lobo

No segundo dia do festival se apresentaram: Unidades Escolares, Dança da Peneira da Escola Sarah Faria Braz; Xote das Meninas, pela Escola Lélia Leite de Faria; Quadrilha de Ouro com o Grupo Bem Viver; Grupo de Caxambu Dona Sebastiana II, com a mestra Maria das Graças; Grupo Caxambu Mirin da Escola Sarah Faria Braz; 'De Corpo, Alma e Coração, a Viva canta a obra do Rei do Baião', pela Escola Viva; Mineiro Pau e Boi Pintadinho com Mestre Nico; Grupo Mineiro Pau Mirin, pelo Ciep 266 e conclusão da noite com a realização do Show de Talentos.

Na manhã de encerramento foi realizada a apresentação das campeãs do Cantando a Cultura Brasileira, o bingo e almoço com os sanfoneiros Zozó e Nós.

 

Ascom Pádua

Sandro Olivier/Kellen Leal