43º Festival do Vinho foi sucesso absoluto em Varre-Sai


Um final de semana de muita cultura italiana e vinho de jabuticaba em Varre-Sai. É que no último domingo (29/07), aconteceu uma das festas mais aguardadas e badaladas da região, o 43º Festival do Vinho de Varre-Sai com um show espetacular da dupla Fernando & Sorocaba. Mas os festejos começaram já na sexta-feira, com o desfile que elegeu a Garota Festival do Vinho. Prosseguindo no sábado, com o desfile das famílias italianas, apresentação do bailado italiano e Mini Tombo da Polenta.


Na sexta-feira, na Arena de Eventos Pedro Nunes de Moraes, o desfile da Garota Festival do Vinho elegeu a rainha e as princesas do evento que participaram da abertura oficial do festival ao lado do prefeito Silvestre José Gorini. A eleita foi a bela Maria Carol Bendia, a segunda colocada foi Maria Luiza Capita Fabri Ribeiro e a terceira foi Melissa Janotti. Várias apresentações culturais e shows deram prosseguimento ao evento.

 No sábado, a tarantela tomou conta da rua Felicíssimo Faria Salgado com o desfile das famílias italianas do município. Com muita alegria e animação as famílias contagiavam a todos por onde passavam. O público teve a oportunidade de provar o vinho de jabuticaba, distribuído durante o desfile e interagir com as famílias. Na Arena de Eventos, aconteceu o Mini Tombo da Polenta, realizado pela secretária municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai, Fátima Pimentel e o prefeito Silvestre José Gorini, com a ajuda e orientação dos organizadores da Festa da Polenta de Venda Nova do Imigrante (ES). E shows diversos.


 No domingo foi o grande dia do Festival. A abertura foi realizada pelo prefeito Silvestre José Gorini, ao lado das Garotas Festival do Vinho e contou com as presenças de prefeitos da região como o prefeito de São José de Ubá, Marcionílio Botelho Moreira e a prefeita de Tombos (MG), Luciene Teixeira de Moraes (Russa) e ainda do pároco da Matriz São Sebastião, Rogério Cabral Caetano.  E o público elogiou o evento. Como Flávia Furtado, 39 anos, de Itaperuna, que é frequentadora assídua há 15 anos do Festival.


 "É a melhor festa da região. Não costumo ir para festas fora da minha cidade, mas o evento é muito bom e não poderia faltar", disse.  Vitor Bizarro, de 28 anos, é morador em Porciúncula e há 11 anos não perde o Festival do Vinho de Varre-Sai. "É o clima bacana, pessoas bonitas, os amigos comparecem, é o encontro da galera", definiu. Já as amigas mineiras Daiana Protásio, 22 anos e Cristiane Barbosa, 22 anos, de Espera Feliz (MG), compareceram ao evento pela primeira vez.  "Muito legal a festa, o espaço, o vinho é muito bom também! Ouço falar sempre que a diversão aqui é garantida e vim aqui conferir", disse Cristiane.

 "A festa é bacana, o vinho é muito bom e escolheram o melhor show. Todo mundo elogiou o evento que é muito bem organizado", destacou Daiana.  Fernando & Sorocaba - O momento mais aguardado pelo público foi o show da dupla Fernando e Sorocaba que trouxe a turnê comemorativa pelos 10 anos de carreira da dupla "Sou do Interior". No repertório, músicas consagradas da dupla como "Bala de Prata", "Madri" "As minas pira" e as novas "Bom Rapaz", "Aquele Ex", entre outras. Apresentação impecável com peças de máquinas agrícolas compondo um cenário rural. O show empolgou o público que fazia coral a cada música apresentada.

  Sorocaba falou da experiência em cantar pela primeira vez em Varre-Sai.

"É uma expectativa muito grande subir no palco pela primeira vez aqui em Varre-Sai, É uma festa tradicional, uma festa que tem história, que traz toda região para curtir por aqui, estou muito feliz em estar aqui. É a nossa nova turnê "Sou do interior" para bombar aqui na festa", destacou Sorocaba.

Fernando destacou o fato de Varre-Sai, o maior produtor de café do estado, ter uma forte identificação com a nova turnê.  "Tem tudo a ver a turnê com Varre-Sai, a terra do café. A gente gravou no meio do milharal e sempre fomos muito ligados à Agricultura. A gente queria fazer algo diferente, algo que conectasse, trouxesse a música sertaneja de volta para o interior e escolhemos uma lavoura e isso veio automático na cabeça e isso foi tomando uma proporção e ficou gigante o projeto. Acho que tem tudo a ver, fui criado na natureza, na roça praticamente, e a gente se sentiu em casa, nesse projeto dos dez anos. Acho que foi um marco na nossa carreira", disse.  Sobre os dez anos de carreira da dupla. Fernando avalia como muito trabalho, muita dedicação à música.

"Não só em cima dos palcos, mas quando estamos fora deles, a gente está ligado à música, na parte de criação, desde a composição e também produzir outros artistas, a gente tem um escritório. Acho que o amor à música explica tudo", afirmou.  Sorocaba também compõe para outros artistas como "Meteoro", sucesso na voz de Luan Santana.

 "É uma satisfação muito grande compor para outros artistas. A música é como um filho e quando ela atinge o coração de outras pessoas é muito bacana, independente se for com você cantando ou com outro artista, é uma experiência diferente", concluiu Sorocaba.  Segundo o secretário municipal de Turismo e Esporte de Varre-Sai, Adriano de Oliveira Silva, o Festival superou todas as expectativas tanto em qualidade dos shows, quanto na participação do público.

 "Não poderia deixar de agradecer a Comissão Organizadora do evento que foi impecável desenvolvendo seu papel e um agradecimento especial ao Setor de Licitação que não mediu esforços para que toda a parte burocrática fosse concluída com êxito e ao prefeito Dr Silvestre que entendeu a importância de investir no evento que tanto representa para a cultura do nosso município. E ainda não poderia deixar de agradecer ao patrocinador maior do evento, Café Patusco, que acreditou desde o início na nossa ideia. E não poderia deixar de citar a parceria com a Secretaria de Educação e Cultura que realizou uma ornamentação impecável no nosso evento e na realização do Desfile das Garotas Festival do Vinho e das famílias italianas", lembrou o secretário.

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, agradeceu a todos que se empenharam na realização do evento.  "Quero registrar o enorme sucesso do Festival, parabenizando e agradecendo a Comissão Organizadora e todas as pessoas que de uma forma ou de outra contribuíram para este evento que tanto promoveu a cultura da nossa cidade", concluiu o prefeito Silvestre José Gorini.

Silaine Terra

Departamento de Comunicação

Prefeitura Municipal de Varre-Sai

Fotos: Ramos Filho