Banda Sete de Setembro de Miracema, completa 120 anos


Na cerimônia de posse da nova diretoria da Centenária Banda 7 de Setembro de Miracema, que completou 120 anos.  Na noite desta quinta-feira (06/09) Harley Oliveira, esteve representando a FAMMIRA (Federação das Associações de Moradores de Miracema) ao lado do presidente Hércules Stephneeli, Subtenente Seixas, do TG-01009 e do competente maestro Renan Santos, que junto com seus alunos músicos fizeram uma bela apresentação.

Harley Oliveira, esteve representando a FAMMIRA (Associação de Moradores de Miracema) ao lado do presidente Hércules Stephneeli, Subtenente Seixas, do TG-01009 e do competente maestro Renan Santos

Maestro Renan Santos, que junto com seus alunos músicos fizeram uma bela apresentação

Conheça um pouca da história:

A CENTENÁRIA BANDA SETE DE SETEMBRO

Porque no dia 07 de setembro, não há como esquecer nossa Centenária Banda Sete de Setembro. Vamos apresentar em partes um pouco da história dessa centenária banda.

- em 1998: o Prêmio Mérito Cultural Hermes Simões Ferreira, pelo Conselho Municipal de Cultura;

- em 2008: a Banda foi considerada Patrimônio Cultural Fluminense, através de ato do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

- em 2013 participou da maratona de bandas do Estado do Rio de janeiro.

Nosso esforço se explica pelo que exporemos abaixo nas palavras de seu ex-secretário, Marcelo Salim de Martino, no trabalho realizado pelas comemorações do Centenário da Banda 7 de Setembro:

"É nosso dever como cidadão, preservar a memória da cidade. Se não conhecermos nossa história, estaremos sempre fadados a repetir os mesmos erros do passado.

As fontes, ou sejam, os documentos, livros e depoimentos de pessoas que vivenciaram determinada época, constituem os principais meios para que o historiador possa transmitir, cada um a sua maneira e estilo, a história de seu povo.

Ao iniciarmos nosso trabalho de pesquisa, constatamos que apenas parte do arquivo da Sete havia sido preservado, o que lastimamos profundamente. Assim, fomos encontrar nos jornais locais dados que nos faltavam. Por esse motivo, justificamos as lacunas existentes, principalmente, no que se refere aos Presidentes de determinados períodos.

Porém, foi com grande satisfação que juntamos os "retalhos" de cem anos de história de uma instituição que teve, na música, a razão de sua existência."

Marcelo Salim de Martino

Pesquisando em nossos arquivos encontrei esta reportagem, Renan Soares maestro da Sociedade Musical Sete de setembro.

Fonte: Banda Sete de Setembro.