Desfile de 7 de Setembro leva milhares de pessoas ao centro de Miracema


            Milhares de pessoas assistiram ao tradicional desfile cívico, escolar, militar e comunitário deste 7 de Setembro, na Rua Marechal Floriano e Praça Dona Ermelinda, no centro de Miracema, em comemoração aos 190 anos da Independência do Brasil. O evento foi aberto pela centenária banda miracemense da Sociedade Musical 7 de Setembro que, executando o Hino da Independência, comemorou os seus 114 anos de fundação.

            Participaram do Desfile todas as escolas da rede municipal de ensino que funcionam na cidade; a Maçonaria, que tem em Dom Pedro I um de seus expoentes; o Tiro de Guerra 01-009, de Miracema; praticamente todas as igrejas evangélicas do município; os colégios estaduais; as escolas da rede particular local; e clubes de serviço e de motociclismo, entre outras organizações.

Foto: Laelson Barros

            Tendo à frente a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciana Rodrigues de Moura Souza, a rede municipal de ensino fez um desfile articulado com todas as suas escolas integradas. O tema foi "Superação", com alegorias mostradas pelos alunos das escolas municipais: Capitão João Bueno, Genuíno Antunes de Siqueira, Homero Linhares, Pedro Henrique Soares, Professor Álvaro Augusto da Fonseca Lontra, Professora Solange Coutinho Moreira e Professora Sônia do Amaral Torres.

            Fundado há 66 anos, o Tiro de Guerra, atualmente sob o comando do subtenente de Infantaria Carlos Luz Rodrigues, fez uma demonstração de defesa e ataque. Com seus mais de 35 anos de serviços prestados à comunidade miracemense, o Lions Clube desfilou com seus associados e familiares. A parte estadual ficou por conta da apresentação dos colégios Deodato Linhares, Ferreira da Luz e Prudente de Moraes. Todos os estabelecimentos de ensino particulares desfilaram: Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças, Centro Educacional São José, Escola Nossa Senhora do Bom Conselho e Sistema de Ensino Contemporâneo (Sec).

            Outros destaques do Desfile da Independência deste ano foram o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Faetec, com dezenas de alunos, professores, funcionários e a coordenadora Sandra Azevedo, e a Secretaria Municipal de Assistência Social, que apresentou a sua equipe de colaboradores, tendo à frente a secretária municipal Luciana Magalhães Esteves e integrantes do Centro de Convivência do Idoso.

            O desportista miracemense Bebeto, residente em Macaé, trouxe para o desfile de 7 de Setembro em sua terra natal a Associação Macaense de Futebol-Escola (Amfe), vice-campeã brasileira de 2011 na categoria sub-13. Muito aplaudida também foi a Escola Municipal de Basquete Feminino do Ciep Professor Álvaro Augusto da Fonseca Lontra, mantida pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Miracema. Dirigida pelo professor Carlinhos Bessa, as "meninas do basquete" miracemense foram campeãs estaduais dos Jogos Intercolegiais e vice-campeãs das Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, ambos em 2012.

          

O final do desfile de 7 de Setembro em Miracema este ano trouxe praticamente todas as igrejas evangélicas existentes na cidade, com seus pastores e fieis: Batista (com o Ministério Cristolândia Miracema/Pádua), Assembléia de Deus, Presbiteriana, Ágape, Metodista, Manacial e Casa da Bênção; grupo de ciclistas, Trail Club Miracema e Strada Moto Clube, que promoverá o seu tradicional Encontro Nacional de Motociclismo nos próximos dias 21 e 22 de setembro, em Miracema.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Miracema

Fotos e vídeos: Nelson Barros - JDE