Curso de Letras do IFF Campos Centro alcança nota máxima no Enade


O Instituto Federal Fluminense (IFF) obteve uma melhora geral no ranking do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017, que avalia o rendimento de graduandos em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos ao longo dos cursos. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) neste mês.

Entre os cursos do IFF avaliados, destacam-se os de Licenciatura em Letras, do Campus Campos Centro, e em Biologia, do Campus Cabo Frio, que obtiveram nota 5, pontuação máxima no exame, com avanço em relação à pontuação da avaliação anterior, realizada em 2015, quando esses cursos alcançaram nota 4.

Outros também avançaram na pontuação no Enade. Os cursos de Licenciatura em Física e em Química, ambos ofertados pelo Campus Campos Centro, passaram de nota 2 em 2015 para nota 3 em 2017.

De acordo com a diretora de Políticas de Educação do IFF, Saionara Rosa da Cruz, esses resultados são reflexo, entre outros fatores, da atualização das práticas pedagógicas com novas metodologias. 'Para isso, desenvolvemos uma relação ainda mais próxima com coordenadores de cursos e professores, com objetivo de melhorar constantemente a qualidade do ensino, que é o fator mais importante, muito além de qualquer ranking', destaca.

O pró-reitor de Ensino, Carlos Artur de Carvalho Arêas, parabeniza todos os profissionais de educação envolvidos nos cursos e acrescenta que embora o Enade seja muito relevante e a melhora no ranking seja reflexo do contínuo processo de discussão e ação institucional, é preciso destacar que a avaliação de um curso de Educação Superior é um processo complexo que ultrapassa os rankings.

'Outros elementos somam-se ao exame dos estudantes ao final do curso para atestar a qualidade da formação: a atuação docente e sua contínua formação; a infraestrutura escolar; o apoio para a assistência ao estudante durante seu curso. Do ponto de vista de uma política de Educação Superior para o IFFluminense, precisamos considerar a tarefa da interiorização dos campi do Instituto e seu impacto territorial nas localidades onde estão. Especialmente quando se trata das Licenciaturas, não podemos esquecer da missão de oferecer quadros de qualidade para a educação básica e de contribuir para a educação nacional', ressaltou Carlos.

Estudantes de todo o país participam da avaliação, que é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composta por uma prova para analise individual de desempenho do estudante e um questionário que aborda temáticas diversas a respeito do curso, sua infraestrutura e atuação dos professores. Em 2017 participaram do exame 537.360 alunos. Foram avaliados 10.570 cursos de 1.478 instituições de ensino superior. O IFF contou com 574 graduandos participantes da avaliação.


Como funciona o Enade

Devem ser inscritos no exame os estudantes dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, dos cursos avaliados em cada edição. O concluinte precisa responder ao questionário do estudante e realizar a prova de 40 questões (35 de múltipla escola e cinco discursivas) relacionadas à formação geral e aos componentes específicos do curso e da formação do aluno.

O Enade é um processo avaliativo que visa atender ao princípio constitucional da 'garantia da qualidade do ensino' no âmbito da graduação, configurando-se em um dos processos avaliativos previstos para a operacionalização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Esse exame é realizado para aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso.

Neste ciclo avaliativo do Enade, estabelecido pela Portaria Normativa MEC n.º 40/2007, republicada em 2010, vigente à época da edição 2017, foram avaliadas as seguintes Grandes Áreas de Conhecimentos:

- Para cursos de Licenciaturas e Bacharelados: licenciaturas, ciências exatas e áreas afins;

- Para cursos Superiores de Tecnologia: controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura, produção industrial.

Resultados obtidos pelos cursos de graduação do IFFluminense avaliados nesta edição do Enade:

FOTO: DIVULGAÇÃO

EDUCAÇÃO POR ASCOM 

Fonte: http://www.jornalterceiravia.com.br