Moradores de Miracema, pedem ajuda às autoridades de saúde, no combate à dengue e chikungunya


Moradores da Rua José Monteiro de Barros (Rua do Café) em Miracema, pedem ao órgão responsável, que tome alguma providência em relação ao combate à Dengue e Chikungunya, já que alguns ficaram ou estão doentes, com febre alta e dores pelo corpo.

FOTO: NELSON BARROS

Morador mostra o pé inchado

Segundo um morador do local, já foram dezenas de casos. "Só na minha família, foram sete pessoas com febre alta e dor de cabeça, náusea e vômitos. Meus vizinhos, também estão na mesma situação", disse ele.

FOTO: NELSON BARROS

Escadaria na Rua do Café

O que os moradores querem, é que a Secretaria de Saúde de Miracema, faça uma vistoria no local e redondeza e que possam averiguar se há algum foco de Dengue ou Chikungunya. "Fiquei 15 dias sem poder trabalhar, com o meu pé inchado e com dores pelo corpo. Espero que tomem providências, antes que mais alguém fique doente", falou um morador que quis se identificar.

FOTO: NELSON BARROS

 

Sintomas

Em comum, além de serem transmitidas pela picada do mesmo mosquito, as doenças aparecem em fases agudas, podem dar mal-estar, dores pelo corpo e de cabeça, e febre. "Entre as diferenças, a dor de cabeça costuma ser mais intensa na dengue, enquanto a dor nas articulações é mais intensa na chikungunya e o Zika raramente apresenta febre ou outros sintomas mais característicos", diz Esper Kallas, coordenador do núcleo de infectologia do Hospital Sírio-Libanês. "A infecção pelo Zika costuma apresentar também um quadro de conjuntivite em cerca de metade das pessoas, a vermelhidão no corpo costuma coçar e ela pode causar um aumento dos gânglios, sinais que não estão presentes nas outras duas", completa.

Apesar de todas as doenças causarem cansaço e dor no corpo, no caso da chikungunya, a dor nas articulações é incapacitante e também pode causar inchaço. Sendo assim, a pessoa não consegue fazer as suas atividades diárias. Veja o comparativo entre os sintomas de dengue, zika e chikungunya na tabela abaixo:

Dengue Zika Vírus Chikungunya
Febre alta Febre Baixa Dor incapacitante nas articulações
Dor de cabeça Dor nas articulações Febre
Dor atrás dos olhos Dor muscular Dor nas costas
Perda de apetite Dor de cabeça Erupções cutâneas
Manchas e erupções na pele (principalmente na região do tórax e membros superiores) Dor atrás dos olhos Fadiga
Náuseas e vômitos Conjuntivite Náuseas
Tontura Erupções cutâneas avermelhadas que podem coçar Vômitos
Moleza e extremo cansaço Dor abdominal (pouco comum) Dor de cabeça
Dor no corpo Diarreia (pouco comum) Dores musculares (mialgias)
Dor nos ossos e nas articulações Constipação (pouco comum)  
Dor no abdômen Pequenas úlceras na mucosa oral (pouco comum)

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br