Miracema realizou a VIII Conferência Municipal de Saúde


Na tarde desta quinta-feira (04/04), aconteceu a VIII Conferência Municipal de Saúde de Miracema, na Sede Social do Clube XV. A conferência antecede as etapas de conferências estaduais e a conferência Nacional, bem como levam as situações e problemas dos municípios para debate nas outras esferas administrativas.


Na Conferência Municipal estiveram presentes, o presidente do Conselho de Saúde, Harley Oliveira, a Secretária de Saúde, Gleice Feijó, o prefeito Clovinho Tostes, duas palestrantes, membros do poder legislativo e cerca de 250 congressistas credenciados.

Na oportunidade, dividiu-se os congressistas em três grupos, separados por eixos temáticos de discussões, a saber: consolidação do SUS, saúde como direito e financiamento do SUS.

Cada grupo identificou pelo menos 5 problemas no município relacionado ao seu tema de debate e propôs soluções de enfrentamento destes problemas. Foram também eleitos os delegados para representar o que se discutiu na conferência nas esferas estadual e federal.

A população tem muito a ganhar com as conferências, pois é neste momento em que se faz presente a participação social, onde profissionais do SUS, usuários do sistema, gestores, poder executivo e legislativo se unem para debater melhorias na saúde pública.

Fonte: ASCOM