Em noite de gala, Dr. Renato Faver é homenageado no Lions de Miracema


Pelos seus quase setenta anos dedicados exclusivamente à medicina, Renato Faver recebeu várias homenagens do Rotary Clube e da Câmara Municipal, que fizeram entregas de diplomas a um dos médicos mais conceituados do município e de outras cidades que aqui aportaram na Clínica Santo Inácio, a primeira a ser fundada na cidade. O governador distrital, Edson Francis e sua esposa, se deslocaram de Itaperuna para prestigiar o evento promovido pelo Lions Clube de Miracema, como também o diretor do Colégio de Pádua, Fernando Lavaquial, que exaltou os méritos de Faver, muito conhecido em Pádua e o Prefeito Clóvis Tostes de Barros.

FOTO: LAELSON BARROS

A solenidade foi aberta pelo presidente do Rotary Clube, João Faria, que está encerrando o seu mandato com uma noite de gala. O mesmo convidou para compor a mesa o prefeito Clovis Tostes de Barros, o governador distrital e sua esposa. O Dr. José Carlos Corrêa, do Rotary Clube, o vereador Aymoré Silva, o Dr. Marcus Faver e o diretor do Colégio de Pádua, Fernando Lavaquial.

O salão foi devidamente engalado por arranjos que deu maior brilho às festividades. A família Faver estava quase toda presente e teve a oportunidade de ouvir um dos maiores oradores do estado, Marcos Faver, que, como sempre, fez uma belíssima oração, narrando as origens dos Faver, em Cantagalo e depois vieram para Miracema.

Aqui, seu pai, Scílio Tardin Faver instalou uma pequena "Pharmacia" e dedicou toda a sua vida, com grandes dificuldades, para educar seus seis filhos, todos diplomados em cursos superiores e que fizeram nome na cidade e no Estado. Renato, o primogênito depois de cursar o ginasial e o científico no Colégio Miracemense, ganhou uma bolsa de estudos e passou a residir na Faculdade de Medicina com outros premiados, de várias partes do Brasil. O prédio da antiga Faculdade foi demolido na época da Revolução de 1964, mas ele tem, entre os seus inúmeros quadros, que amealhou no exercício da profissão em vários Congressos Médicos, em várias capitais do país, do exterior, do Japão e Estados Unidos, um óleo da antiga Faculdade onde estudou. Até mesmo um congresso Médico Internacional ele realizou em Miracema, com vários médicos do Japão, onde ele esteve em visita num dos Congressos Médicos.

Fernando Lavaquial e Marcus Faver, como sempre, brindaram a plateia com belíssimos discursos, desta vez gravada pela TV Pádua, que deu enorme importância, segundo João Batista Fonseca, que vai levar ao ar nos próximos dias. Faver lembrou a educação que teve dos pais, Scílio e Carmem. Chegou a se emocionar e chorar durante a sua fala, a mais aplaudida na noite de gala. Edson Francis repetiu os méritos do homenageado.

Renato e Marcus nasceram em Cantagalo, na mesma casa. Marcus é hoje a figura mais representativa de Miracema no Estado. Elevou a Comarca para a Segunda Instância e construiu o majestoso Fórum, que daqui a meio século será atual. O governador do estado não olha para o noroeste do Estado e o principal prédio do município deve-se a Marcus Faver, que sempre procura exaltar os filhos ilustres de Miracema, como foi a estátua da escritora Maria Alice Barroso, a sua última façanha.

O governador Edson Francis e sua esposa Vanessa, ainda ofereceram uma placa a Paulo Laeser Nogueira, o decano do Clube pelos serviços prestados ao longo de sua vida. Sempre colaborou em outras atividades, como secretário da Associação Atlética Miracema, desde a sua fundação na década de 1970.

O noroeste do Estado deve muito aos médicos, a começar pelo Dr. Renan Catharina Tinoco, hoje falecido, que transformou um pequeno Hospital, o São José do Avaí em um grande Hospital. Itaperuna tornou-se uma cidade universitária, já com duas Faculdades de Medicina e outras.

As Clínicas de Miracema estão surgindo e deve-se ao Dr. Renato Faver o pioneirismo ao instalar uma Clínica modelar em Miracema, que é uma referencia na região.

Por Maurício Monteiro, advogado e historiador