Aconteceu na E.M. Professor Álvaro Lontra o torneio n° 123 do XEM em Miracema


Aconteceu nesta sexta-feira (09/08), na Escola Municipal Professor Álvaro Lontra, o torneio n° 123 - Professora Maria das Graças Monteiro do XEM (Xadrez Escolar de Miracema). A prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.

 O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia, além da Ética, etc.  Na Matemática explora-se inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões. 

Nas Artes, exploram-se as formas das peças através do uso da argila, pintura, técnicas com materiais recicláveis.  Na História, pode ser trabalhada a questão da origem do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação entre aspectos sociais e políticos. 

Na Geografia, pode ser abordada a localização onde o jogo de xadrez era praticado. E finalizando, quando se faz referência à Ética, seria quanto à importância das regras e o respeito que deve existir para com o parceiro de jogo.

Com o apoio de: Carvalho - "Construção e Locação de Equipamentos", Sementes Agrosol, PicoLelo, Midilux, Lemas Club, Servet Dedetizadora, SEC, Bazar Beverly, AD+ Publicidades, Açougue e Mercearia Irmãos Àvila, Academia All Fitness, Pastelarita, Personaliza Presentes, Luc" Gás, FogMaq, Autoescola HF, Miragás, Clube XV e Lions Clube. O torneio contou com a presença de dezenas de alunos das Escolas Estaduais, Municipais e Particulares de Miracema.