"A Lenda do Príncipe Que Tinha Rosto" no Teatro FIRJAN/SESI de Itaperuna domingo


O Sistema FIRJAN apresenta nesta domingo, 30 de setembro, às 17h, no Teatro FIRJAN/SESI de Itaperuna, a peça 'A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto'. As entradas custam R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia - Sócios SESI Clube, estudantes, terceira idade, portadores de necessidades especiais e jovens de até 21 anos).

Com uma proposta de estética não convencional passeando entre o gótico e o surrealismo, contando a história de um príncipe que nasce com rosto em uma terra de pessoas 'sem rosto'. Ele é mantido escondido em uma torre, pois o Rei e a Rainha temem que ele seja descoberto e maltratado pelo resto da população. A peça será encenada pela Artesanal Cia. de Teatro.

O espetáculo não possui texto e a ação se desenvolve através de uma narração. Utilizando-se de várias linguagens cênicas, como a máscara teatral, boneco de manipulação direta, vídeografismo, sombra e pelo trabalho de corpo dos atores.

As músicas são todas do compositor russo Sergei Prokofiev, pontuando o espetáculo com intensidade de grande lirismo e dramaticidade. A história, simples em sua narrativa, é facilmente compreendida pelo público de qualquer idade.

A estética gótica foi inicialmente proposta, quase como numa referência ao cinema de Tim Burton. Porém, elementos surrealistas também foram surgindo durante o processo e incorporados à narrativa. 'A Lenda do Príncipe que tinha rosto' surge como uma forma de fazer teatro da Cia. Já que vinha priorizando o texto teatral em suas últimas montagens. Com forme os diretores Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves, estrear um espetáculo sem texto é lançar-se em mares nunca 'não navegados' e que serve como um grande desafio para o amadurecimento estético da Companhia.

Sobre o SESI do Rio - O Serviço Social da Indústria do Rio de Janeiro é o braço do Sistema FIRJAN responsável por ações nas áreas de saúde, educação básica, esporte, lazer e cultura, direcionadas às empresas, trabalhadores e à sociedade em geral. Possui 28 unidades espalhadas pelo estado do Rio (15 delas integradas com o SENAI do Rio). Tem destaque principalmente nos segmentos da educação básica (100 mil matrículas por ano), saúde assistencial e ocupacional (400 mil consultas médicas e odontológicas por ano) e nos programas de promoção da cidadania. O Sistema FIRJAN é formado por cinco entidades sem fins lucrativos, que trabalham de forma integrada para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio: o próprio SESI, a FIRJAN, o SENAI, o CIRJ e o IEL.