Término de mais um ano de instrução do Tiro de Guerra de Miracema


O Tiro de Guerra 01-009 realizou, no dia 26 de novembro de 2019, formatura de encerramento da Turma de Atiradores do ano de 2019.  Várias autoridades civis, militares e eclesiásticas estiveram presentes na cerimônia, dentre elas o Exmo. Sr. CLÓVIS TOSTES DE BARROS, Prefeito de Miracema e Diretor do TG 01-009; Sr. ORLANDO MERCANTE, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira;  Exmo. Sr. PAULO SÉRGIO AZEVEDO, vice-presidente da Câmara de Vereadores; Sr. AIMORÉ DA SILVA ALMEIDA, vereador; 1º Sgt INF LUIZ MESSIAS JÚNIOR, nomeado Chefe de Instrução do TG 01-009 (biênio 2020-2021); 1º Ten PM ÍTALO PINHEIRO MADEIRA, Comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar em Miracema e Atirador da Turma de 2010 do TG 01-009; Pe. JOSÉ OLAVO PIRES TRINDADE, da Capela Nossa Senhora de Fátima; Ilmo. Sr. CHARLES OLIVEIRA MAGALHÃES, Secretário de Educação; Sr. JORGE ONEIDE DA SILVA, Diretor de Infraestrutura da Secretaria de Educação bem como a Sra. MARIA JOSÉ FERREIRA, Proprietária da Pousada da Maria e Amiga do TG.

Inicialmente foi realizado, no interior da sala de instrução do Tiro de Guerra, o descerramento do quadro com a foto da Turma de Instrução do ano de 2019, pelo Atirador 18 - BASÍLIO. Em seguida o Atirador 36 - SAULO, fez a leitura do número e do nome de todos os integrantes da Turma de Instrução.

Finda a cerimônia de descerramento do quadro, os militares participaram de uma formatura no pátio do Tiro de Guerra, conduzida pelo Monitor 40 - LIZIÁRIO, que fez a apresentação da tropa ao Chefe de Instrução do TG.  Em momento específico da formatura, os militares que mais se destacaram durante o ano de instrução foram agraciados com diplomas de Melhor Atirador Combatente (Atdr 12-MARTINS), Melhor Aptidão Física (Atdr 20-CONSTÂNCIO) e Destaque Geral da Turma (Atdr 18-BASÍLIO).  Outros diplomas e certificados conquistados pelos militares durante o ano de instrução foram entregues pelos familiares dos Atiradores.

O S Ten SEIXAS, Chefe de Instrução do TG, em discurso, relembrou as atividades desenvolvidas pelos atiradores durante o ano, ressaltando alguns pontos essenciais para a formação do militar do Exército Brasileiro e cidadão participativo em seu município, tais como:  respeito à hierarquia, disciplina, ética, moral, solidariedade, amizade, compaixão, dentre outros.  Agradeceu aos pais a confiança em deixar seus filhos sob seus cuidados, os quais tratou como verdadeiros filhos; bem como ao Diretor do Tiro de Guerra, pelo entusiasmo e dedicação ao TG. 

O Pe. JOSÉ OLAVO PIRES TRINDADE, em discurso, ressaltou quão sublime é a profissão militar, pois tem em seu juramento DEFENDER A PÁTRIA COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA, sendo que a Bíblia Sagrada nos ensina que essa é a maior prova de amor ao próximo que um ser humano pode demonstrar.

Também discursou durante o evento o 1º Ten PM ÍTALO PINHEIRO MADEIRA.  Enumerou vários atributos que adquiriu na época em que foi atirador, que serviram como motivação para seguir a nobre carreira militar junto à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, tendo assumido a árdua missão de comandar a 3ª Cia PM de Miracema.

Encerrando os demais discursos, se dirigiu ao púlpito o Exmo. Sr. CLÓVIS TOSTES DE BARROS, Prefeito e Diretor do TG 01-009.  Parabenizou todos os atiradores por terem concluído o ano de instrução e ressaltou que a cidade de Miracema conta com os ensinamentos que todos tiveram durante a prestação do serviço militar obrigatório.  Discorreu também sobre a importância dos estudos para evolução pessoal e profissional, aproveitando a ocasião para informar que a partir do ano de 2020 entrará em funcionamento na cidade de Miracema uma escola cívico-militar, com formação para alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

O término do evento foi marcado pelo desfile em continência ao Sr. Subtenente SEIXAS, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra.   Em seguida, foi servido um coquetel aos convidados, proporcionando um momento de descontração e interação entre autoridades, familiares e amigos.

Fotos: Silvim Damasceno