Polo Faetec realiza seu 1º Encontro de Logística em Campos


 

O Polo Faetec Norte/Noroeste Fluminense promove nesta quarta (3) e quinta-feira (4) seu 1º Encontro de Logística no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Cerâmica de Campos com uma série de palestras abertas a comunidade. O objetivo da iniciativa do Polo Faetec é trazer à tona temas imprescindíveis para a nova dinâmica econômica da região e inserir novos conceitos acerca do tema.

Seguindo um momento de crescimento propício por conta da instalação de grandes empreendimentos em sua área de atuação e da criação de novas demandas de mão de obra, os conceitos da logística, que é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações na execução de todas as atividades de uma empresa ou industria, serão debatidos por técnicos e profissionais da área durante o encontro, que é aberto à comunidade.

Segundo a coordenadora técnica do CVT de Cerâmica, Camila Magno Cordeiro, existe uma necessidade crescente do mercado de trabalho em receber técnicos desta área de atuação. Para a coordenadora, a realização do evento servirá para que os alunos tenham uma visão mais globalizada sobre a logística. 'O município está crescendo assim como a demanda por profissionais capacitados em atuar com eficiência através deste ramo de atividade. Ao conhecer as diversas aplicações do conceito de logística, os alunos poderão escolher com mais clareza sobre como irão se posicionar no mercado de trabalho', afirma a coordenadora.

De acordo com o coordenador do Polo Faetec Norte/Noroeste Fluminense, professor Etevaldo Pessanha, já em fevereiro de 2013, a Faetec iniciará um curso Técnico de Logística no próprio CVT de Cerâmica. Segundo ele, o intuito é preparar profissionais capacitados a empreender e a gerir diversas atividades nas inúmeras empresas que estão se instalando no Superporto do Açu com visão inovadora e qualidade técnica.

'Esta iniciativa vai favorecer uma necessidade que temos regionalmente. A sociedade industrial está nos apresentando uma demanda, o setor público está disponibilizando incentivos fiscais e áreas para a implantação de projetos como o do Superporto do Açu, do Complexo Farol-Barra do Furado, assim como os projetos das empresas do Fundecam que estão vindo para a nossa região, portanto, nosso objetivo é colocar as instituições de ensino na mesma velocidade com que estas empresas estão chegando e isso é logística. Aos trazermos estes profissionais para dentro das escolas, estamos buscando as reais necessidades dos empresários do setor produtivo, pois, dessa forma, a escola estará falando a mesma linguagem do mercado. Neste 1º Encontro de Logística, teremos a oportunidade de assistir diversos profissionais, vindos de diversos segmentos, apresentando aos alunos o que os espera no mercado de trabalho, onde a logística é indispensável para um futuro que já é presente em nossa região', explica Etevaldo Pessanha, ressaltando que, durante o encontro, os alunos terão acesso a um nível de informação necessário para optarem profissionalmente sobre em qual departamento de logística eles poderão se inserir dentro das empresas.  

Ascom Polo Faetec Norte/Noroeste Fluminense