Post da Prefeitura de Itaperuna induz a erro e maquiagem de dados da Covid-19 é uma preocupação


Painel Covid-19 Norte e Noroeste vê com preocupação a postura da Prefeitura de Itaperuna nas redes sociais. Algumas postagens recentes podem confundir a população no entendimento do atual estágio da pandemia no município e contribuir para o agravamento da crise sanitária.

FOTO: DIVULGAÇÃO



No último domingo (05), o perfil oficial da prefeitura no Facebook postou uma imagem com a seguinte mensagem: 'Itaperuna dá um salto no número de recuperados da Covid-19', seguido das seguintes frases: '90,9% de Recuperados' e '320 altas em apenas uma semana!'.

No texto da postagem, a prefeitura diz: 'Nessa semana, Itaperuna atingiu a marca de 672 pacientes recuperados do novo coronavírus (Covid-19). Chegamos a esse número após o acréscimo de 320 altas em apenas uma semana, o que representa um salto de 90,9%'.

FOTO: DIVULGAÇÃO



Em tempos de mensagens rápidas através das redes sociais, é de se imaginar que uma parte considerável dos receptores tenham visto apenas a imagem que induz o leitor a acreditar que o total de pacientes recuperados no município é de 90,9%. Mesmo o texto, também não deixa claro que o percentual se refere a diferença entre uma semana e outra.

Painel Covid-19 Norte e Noroeste vem acompanhando diariamente a situação da pandemia na região e tem alertado para o agravamento da situação em Itaperuna, principalmente após a abertura indiscriminada das atividades comerciais.

Itaperuna tinha 25 mortes, 1.016 infectados e 672 pacientes recuperados até o domingo (05), segundo os dados divulgados pela própria prefeitura. A partir destes números, o Painel atualiza todos os dias o mapa dos recuperados em toda a região. E Itaperuna possuía índice de 66,1% de pessoas que venceram o coronavírus.

A Prefeitura de Itaperuna também deixou de publicar seus boletins epidemiológicos nos finais de semana, na contramão do princípio da publicidade recomendado pelo Ministério Público e também dos informes diários adotados por outros municípios menores e com capacidade de investimento inferior.

A pandemia e sua gravidade não podem ser apagadas ou simplesmente maquiadas. Os números são altos, retratam uma realidade de expansão do coronavírus e, justamente por isso, são importantes como ferramentas de prevenção para a população. Os dados distorcidos podem contribuir para uma falsa sensação de normalidade, fazendo com que mais pessoas abandonem o distanciamento social e se exponham à Covid-19.

Para finalizar, o Painel Covid-19 Norte e Noroeste Fluminense agradece ao incansável trabalho dos profissionais de saúde que colocam suas vidas em risco para salvar a vida de todos, independente de classes sociais, religião, cor da pele ou posicionamento político. Também nos solidarizamos com todos os familiares e amigos daqueles que perderam suas vidas para o coronavírus e comemoramos a recuperação de cada um que conseguiu vencer esta batalha.
Os números completos de toda a região podem ser consultadas no site: http://covid19nortenoroeste.com/  


Fonte: Painel Covid-19 | Norte e Noroeste Fluminense