RECUPERANDO AS PALMEIRAS IMPERIAIS DA PRAÇA DONA ERMELINDA DA CIDADE DE MIRACEMA


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Miracema (SEMMAM), sob a coordenação do Engenheiro Florestal Gustavo Schmidt Suarez e funcionários da SEMMAM, aplica uma técnica de recuperação do caule de algumas Palmeiras Imperiais existentes na Praça Dona Ermelinda, na cidade de Miracema.

FOTO: DIVULGAÇÃO

No mês de julho, algumas palmeiras foram substituídas por estarem altamente comprometidas. Essa decisão foi justificada pelo alto grau de apodrecimento dos caules, o que poderia ocasionar a queda das palmeiras em épocas de ventos fortes. No entanto, outras palmeiras apresentavam menor grau de apodrecimento, permitindo a possibilidade de aplicação oportuna de técnicas de estabilização do apodrecimento dos caules. Ações preventivas como essas são primordiais para que não haja a necessidade de substituição da árvore. Para tanto, é necessária uma avaliação técnica de um profissional especializado a fim de identificar as árvores que ainda podem ser salvas. A técnica aplicada nesse caso é denominada de dendrocirurgia ou curetagem de caules e consiste na desinfecção e posterior preenchimento da área afetada.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em uma primeira etapa, a desinfecção, retira-se o material apodrecido e aplica-se, na superfície exposta, pasta bordalesa à base de sulfato de cobre. Esta pasta é normalmente usada como preventivo ao ataque de fungos. Em uma segunda etapa, a do preenchimento, utiliza-se, em primeira instância, espuma expansiva (Poly Espuma) como material inerte e isolante da superfície exposta do caule. Posteriormente, após acondicionamento e retirada do excesso da espuma, incide o preenchimento do local de tratamento com cimento forte tratando de imitar o caule em cor e forma, observando seu diâmetro e sua curvatura. Como resultado esperado, teremos um material suplementar das fibras do caule que apodreceram. A ação não apresenta toxicidade à palmeira e têm como objetivo aumentar a resistência do caule no local de tratamento, além de evitar o avanço do apodrecimento por fungos e bactérias.