Deputado Federal Chiquinho Brazão, apresenta Projeto de Lei que cobra mais transparência no VAR


O deputado federal Chiquinho Brazão, apresentou um projeto de lei, 6228/2019, que propõe a alteração do Estatuto de Defesa do Torcedor; tornando obrigatória a divulgação das imagens e dos áudios, em tempo real, das conversas entre os árbitros; no caso de utilização do VAR (Sistema Árbitro de Vídeo).

FOTO: DIVULGAÇÃO

O VAR é uma ferramenta tecnológica que ajuda na transparência e na justiça das competições, pois o árbitro de campo e seus assistentes podem cometer eventuais erros de avaliação que determinam a vitória de uma equipe sobre a outra. As polêmicas envolvendo o uso do VAR são constantes nas matérias sobre futebol rodada após rodada.

O texto do projeto tem o objetivo de garantir uma transparência e permite que os torcedores tenham acesso doque está acontecendo durante a partida, assegurando a justiça nas competições, evitando ao máximo polêmicas ou lances duvidosos que possam prejudicar o resultado.

FOTO: DIVULGAÇÃO

'Vivemos um período, principalmente em decorrência da pandemia, de informação imediata. Todos e todas têm acesso a tudo, e de forma muito rápida. Por isso; é direito do torcedor ter a garantia de assistir um evento esportivo em que prevaleça a verdade. Nosso projeto vem para fortalecer e dar mais credibilidade a ferramenta VAR, além de proporcionar a transparência que a população, a imprensa e o futebol brasileiro merecem durante as partidas', afirma o deputado.