FIRJAN apresenta programa de cursos do Prominp em Itaperuna


O Sistema FIRJAN realizou nesta quarta-feira, 31 de outubro, na sede da FIRJAN Noroeste, uma apresentação sobre o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), um programa do Governo Federal para o fomento da indústria que atende ao setor de petróleo e gás. Nos municípios da região serão realizados cursos de capacitação de profissionais para o setor de petróleo e gás.

A apresentação foi realizada para as prefeituras do Noroeste Fluminense, contando com seus representantes, incluindo os prefeitos eleitos de Itaperuna, Santo Antônio de Pádua e Miracema. O foco foi mostrar o que o programa estará oferecendo à população da região e qual será a participação do poder público nesta parceria.

Na apresentação foi explicado o funcionamento do Prominp, que foi lançado em 2003 pelo Governo Federal no intuito de promover a competitividade industrial às empresas para atenderem ao segmento de petróleo. Dentro deste trabalho, foi iniciado um programa de capacitação de mão de obra, que agora será oferecido também no Noroeste Fluminense, inicialmente no município de Itaperuna em 2013, sendo que a quantidade de vagas e os cursos oferecidos ainda estão sendo definidos.

Esta será a primeira vez em que cursos do Prominp serão ministrados diretamente em um município da região. Estas qualificações serão realizadas através do SENAI, atendendo gratuitamente a pessoas com mais de 18 anos e, no caso de alunos desempregos, estes receberão uma bolsa para participar dos cursos.

Sobre a FIRJAN - A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro é a mais antiga entidade empresarial do Brasil, com origem em 1827. Hoje reúne mais de 105 sindicatos industriais de todo o estado e possui cerca de 9 mil empresas associadas. Tem a missão de promover a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro. Para isso, conta com 60 unidades em todo o estado e no Distrito Federal. O Sistema FIRJAN é formado por cinco entidades sem fins lucrativos, que trabalham de forma integrada: a própria FIRJAN, o SESI, o SENAI, o CIRJ e o IEL.

Sobre o SENAI do Rio - O Serviço Nacional da Indústria do Rio de Janeiro é o braço do Sistema FIRJAN que promove a qualificação e a especialização de profissionais e futuros profissionais dos cursos de aprendizagem até a pós-graduação, e oferece soluções para as empresas por meio de programas de assessoria técnica e tecnológica. Possui 31 unidades (15 delas integradas com o SESI do Rio) e quatro Centros de Tecnologia espalhados pelo estado do Rio, que recebem 120 mil matrículas por ano e atenderam mais de 3.400 empresas nos últimos cinco anos. O Sistema FIRJAN é formado por cinco entidades sem fins lucrativos, que trabalham de forma integrada para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio: o próprio SENAI, a FIRJAN, o SESI, o CIRJ e o IEL.