Inaugurado em São José de Ubá ganha seu primeiro Cetep


Com a presença do governador Sérgio Cabral, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, inaugurou nesta sexta-feira (07/12), em São José de Ubá, no Noroeste Fluminense, mais um Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep). A unidade, que terá a capacidade de formar 1.200 alunos por ano, ocupa uma área de 1.651 metros quadrados e foi orçada em R$750 mil, o menor custo beneficio do país. Esse é o 64º Cetep da Fundação.

Foto: Laelson Barros

Voltada para as áreas de Serviços e Construção Civil, a unidade está funcionando oficialmente desde junho deste ano e já formou os seus primeiros profissionais nos cursos de Cabelereiro, Eletricista, Instalador predial de baixa tensão, Encanador instalador predial, Espanhol, Operador de Computador I, II, III, IV, Inglês, manicure e Pedreiro de alvenaria. A unidade conta ainda com 16 salas de aula e dois laboratórios de informática, já que os cursos contam com aulas práticas e teóricas.

"A realidade do ensino profissionalizante no Estado é outra. Hoje nós temos um ensino profissionalizante de verdade, que qualifica as pessoas. Quem faz curso aqui, seja de quatro meses, de três meses, de um ano, elas saem qualificadas para o mercado de trabalho. Num Estado do Rio que cresce o que mais se precisa é de gente qualificada. Uma pessoa que tenha a sua profissão tem muito mais chances de conseguir um emprego e ganhar mais", declarou o governador Sérgio Cabral durante a inauguração.

Em janeiro, a previsão é de 360 novas vagas nos cursos de Informática I, Inglês, Espanhol, Manicure/Pedicure, Eletricista Instalador Predial, Pedreiro, Encanador Instalador Predial e Cabeleireiro, ampliando a oferta de cursos profissionalizantes e de qualificação no Estado. Também será disponibilizado acesso a Internet grátis, através do Centro de Democratização Digital - Faetec Digital, onde o cidadão poderá ser ler seus emails, verificar andamento de processos, realizar agendamentos no INSS, dentre outros serviços.

 "Com muita satisfação trouxemos para São José de Ubá oportunidades de crescimento profissional. O interior merece ser valorizado e é isso que o Governo do Estado tem procurado fazer. São José de Ubá, como todo o Estado do Rio de Janeiro, está em amplo crescimento. Então, vimos a necessidade de oferecer profissionalização para essa região", afirmou Elder Lugon, presidente da Faetec.

Também presente à inauguração do novo Cetep no município, o coordenador do Polo Faetec Norte/ Noroeste Fluminense, professor Etevaldo Pessanha, declarou que São José de Ubá caminhará junto com o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro com a formação de profissionais capacitados pela rede Faetec. "Os municípios do interior estão sendo valorizados pelo Governo e seguindo todo o processo de desenvolvimento do Estado. Mais uma vez, a Faetec está atenta e cumprindo seu papel na criação de escolas profissionalizantes e na formação de novos profissionais cada vez mais preparados para o mercado de trabalho", afirma. 

 

Ascom Faetec / Ascom Polo Faetec Norte / Noroeste Fluminense