SETEBI forma mais uma turma de Bacharel em Teologia em Itaperuna


O Seminário Teológico Batista de Itaperuna (SETEBI) realizou neste sábado (08/12), no templo da Primeira Igreja Batista daquela cidade do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, a solenidade de formatura de mais uma turma de Bacharel em Teologia. Os Formandos homenagearam o Pastor Carlos Ruben França Siqueira, dando-lhe o seu nome para 24ª. Turma. O SETEBI é referência no Ensino Teológico daquela Região, bem como, de parte da Zona da Mata te Minas Gerais e do Sul do Espírito Santo.

O Paraninfo na solenidade, foi o Pastor Isaac Ferreira Pimentel, que ao retribuir e agradecer a homenagem proferiu um sermão baseado no texto de I Timóteo 3:1 sobre a excelência do ministério pastoral. Pastor Isaac falou sobre esse chamado ministerial com o tema 'Quem deseja o pastorado, grande obra deseja'.

'Quem deseja o ministério pastoral, deseja algo muito especial. E nós fundamentamos essa palavra do apóstolo Paulo na própria Palavra de Deus, pois primeiramente existe um Deus que é em especial é criador e sustentador', disse Pimentel.

Na sua mensagem o Pr. Isaac enfatizou que este Deus criador e sustentador tem um povo especial. O apóstolo Pedro destaca que este povo foi comprado por um alto preço. Este Deus manifestou a sua graça, para nos tornar filhos teus, o seu povo especial.

Também demonstrou em seu sermão que esse povo especial, este povo de Deus, que foi comprado e resgatado pelo sacrifício de Jesus na cruz, esse povo precisa ser guiado. A Bíblia mostra que Deus levanta homens e mulheres para liderar esse povo e por isso é uma obra especial

'Ser pastor não é pregar, fazer visitas, receber salários entre outras coisas. É muito mais que isso, pois o mesmo Deus que comprou um povo com alto preço, elege pessoas, Ele orienta os que Ele chama para conduzir esse povo', finalizou Pimentel.

O pastor Isaac Ferreira Pimentel apontou na sua mensagem do porquê do chamado de cada um ao Ministério de Deus em cinco objetivos:

1) Somos chamados para o Ministério da Reconciliação
2) Somos chamados para Formar aqueles se reconciliaram com Deus
3) Somos chamados para Manter esse Povo de Deus Unido
4) Somos chamados para Mobilizar esse Povo para o Serviço Cristão
5) Somos chamados para Apresentar esse Povo para Cultuar e Glorificar ao Senhor

A mensagem completa do Pr. Isaac Ferreira Pimentel pode ser vista na internet no endereço http://www.youtube.com/5LRnDH7-dRA

O Pastor Marcus Gomes Salomé, presidente da Associação Batista Extremo Norte Fluminense (ABENF) e da Associação Batista Itaperunense de Educação Teológica (ABIET), falou em nome das 48 igrejas daquela região abençoando a cada formando.

'Eu quero aqui parabenizar e felicitar aos formandos em nome da ABENF, da ABIET e das 48 igrejas do Extremo Norte Fluminense. Quero dizer aos formandos que não terminou aqui, na realidade é agora que começa e o meu desejo é que Deus abençoe a cada um de forma rica e poderosa e que continuem sendo instrumentos nas mãos do Senhor', disse o Pr. Salomé.

O aluno Leandro dos Santos Rezende, que colava grau naquela noite, foi eleito o aluno mais bem aplicado no ano de 2012 no SETEBI, conforme indicou a computação de seu aproveitamento nas matérias ministradas em seu período.

O orador da 24ª Turma do SETEBI foi o aluno Luciano Beloni Sueth que com emoção lembrou dos momentos difíceis em que alguns passaram, inclusive com perda de familiares, mas destacando que em tudo Deus esteve presente conduzindo a Sua obra.

'Neste período de quatro anos, tivemos momentos difíceis, mas também de alegria. Chegamos achando que sabíamos muita coisa, mas entendemos hoje que aprendemos muito e mais ainda temos que aprender. Vamos sentir muita falta de tudo e de todos, mas diante desse relato podemos dizer que valeu a pena e se pudéssemos voltar faríamos tudo novamente', disse Sueth.

Após a diplomação os formandos fizeram o tradicional juramento no comando do seminarista Carlos Fernado G. Filho.

O diretor do SETEBI, Pr. Rômulo Vinícius Dias, destacou a importância do Seminário para a Região e convidou para os próximo ano letivo que se inicia no dia 19/02/2013 com vários cursos.

'A nossa missão é a de formar pastores e líderes, capacitando-os para servir ao Reino de Deus. Para tal, em 2013 ofereceremos os cursos de Bacharel em Teologia, Mestrado em Teologia, Técnico em Música Sacra, Ministério Infantil, Intensivo em Regência e Líderes para o Século XXI', acrescentou o Pr Rômulo.

No final da Colação de Grau, o Pr. Matuzael Nantes Neto, que é um dos professores do Seminário e pastor da Primeira Igreja Batista de Carangola - MG, abençoou os que ali compareceram para prestigiar a formatura desta 24ª Turma de Bacharéis em Teologia do SETEBI.

Um pouco da história do SETEBI

Criado em 29 de junho de 1985 idealizado pelos pastores Gessy Frutuoso, Edmar Pereira da Silva e Heitor Antônio da Silva para atender às igrejas evangélicas do Noroeste Fluminense na formação de pastores, educadores e líderes para o trabalho eclesiástico, o SETEBI tem despontado no Ensino Teológico pelo compromisso com uma boa formação.

No início, sob a direção do Pr. Heitor Antônio da Silva, o SETEBI teve como sede a Segunda Igreja Batista de Itaperuna na Rua Jaime Porto, 292 Bairro Niteroi e ali funcionou até o ano de 1990. Naquele ano assumiu a direção o Pr Paulo Zarro de Freitas e a sede foi transferida para a Primeira Igreja Batista de Itaperuna à Avenida Cardoso Moreira, 691, no Centro da cidade. Ali contou com condições mais adequadas para aquela realidade, visto que, já contava com quatro turmas no Curso de Teologia. O SETEBI posteriormente transferiu-se para a sua sede própria à Rua Thomáz Teixeira dos Santos, 148 - Bairro Cidade Nova, em Itaperuna, onde se encontra até os dias de hoje com uma das melhores infraestruturas de Ensino Teológico do Estado do Rio de Janeiro.

Hoje o SETEBI tem em seus quadros professores capacitados, uma rica biblioteca para atender aos alunos, um completo laboratório de informática para auxiliar ainda mais a capacitação dos que ali ingressam e procurando a cada dia se aperfeiçoar para oferecer aos seus acadêmicos e aos professores de maneira a alcançar a excelência no Ensino Teológico.

Para contatos com o SETEBI: Tel (0xx22-3823-8335) ou pelo email: secretaria.setebi@hotmail.com

(*) Por Marcos Vinicio Dias Ribeiro