Estradas da Produção ganha reforço de equipamento para atender Noroeste


O Noroeste fluminense, que já conta com cinco patrulhas mecanizadas do Programa Estradas da Produção, da secretaria estadual de Agricultura, recebeu nesta quarta-feira (12), mais um importante reforço para a recuperação das estradas vicinais  dos municípios da região. Uma retoescavadeira foi entregue pelo secretário da pasta, Christino Áureo, em Natividade, durante solenidade na Câmara Municipal.

O equipamento, que vai atender Natividade, Varre-Sai e Porciúncula vem se somar às máquinas que já atuam na melhoria das condições das vias para escoamento da produção rural e projetos em microbacias atendidas pelo Programa Rio Rural.

Na ocasião, o secretário Christino Áureo, foi homenageado pela Câmara Municipal de Natividade e recebeu uma Moção de Aplausos pelo trabalho à frente da pasta da Agricultura.

- Ele sempre trabalhou em prol do desenvolvimento da agricultura no interior e, sobretudo, aqui em Natividade - justificou o vereador Edésio Assis da Silva, proponente da homenagem.

Para Christino, o dever do homem público é fazer o melhor para a comunidade.

- Isto está inserido no rol das minhas obrigações. Vamos dedicar esforços e valorizar o agricultor. Precisamos voltar o olhar para a agricultura, principalmente no Noroeste Fluminense, uma região que precisa de mais desenvolvimento - afirmou Christino.

O secretário antecipou que o governo do Estado irá anunciar, em breve, um pacote de obras estruturais que visam controlar as cheias dos rios Muriaé e Pomba, no período chuvoso. Serão construídos extravasores para desviar o excesso das águas nos rios, evitando as enchentes. Através de um projeto integrado com a Agricultura, a água retida será usada para a irrigação de áreas agrícolas com escassez hídrica.

- Vamos promover uma mudança no padrão agrícola do Noroeste, que tem solo fértil, mas sofre com a escassez de água, e resolver de uma vez o problema das enchentes - acrescentou o secretário.