Agricultura comemora resultados positivos no interior


Em cada canto do interior fluminense, em cada comunidade rural, o Programa Estradas da Produção, da secretaria estadual de Agricultura, vem recuperando as vias vicinais, permitindo o escoamento da produção rural e trazendo qualidade de vida  para a população do campo. Lançado pelo governador Sergio Cabral no início de 2010, o programa com 21 patrulhas mecanizadas, já recuperou 6,8 mil quilômetros de estradas vicinais em todos os municípios com área rural no Estado do Rio.

Crédito fotos: secretaria estadual de Agricultura

Em reunião com as equipes do Estradas da Produção, nesta quinta-feira (10), em Niterói, o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo ao lado do subsecretário Alberto Mofati e da coordenadora do programa, Stella Romanos, enfatizou que o reconhecimento do produtor é a principal recompensa pelo esforço empreendido.

- Lutamos muito para criar o programa, porque sabemos que o acesso às propriedades rurais é fundamental, não só para escoar a produção, como para dar ao agricultor e sua família o acesso à serviços de saúde e educação, entre outros. Não podemos deixar de destacar o trabalho dessas equipes que atuam incansavelmente para apoiar os produtores. As máquinas são importantes, mas o  comprometimento do operador, do administrador e do coordenador das patrulhas é o que faz a diferença no resultado final - afirmou Christino.

Crédito fotos: secretaria estadual de Agricultura

Ao frisar que o processo de recuperação das estradas vicinais é contínuo, pois sem pavimentação, exigem manutenção permanente, o secretário destacou que nunca houve no estado um programa voltado exclusivamente para essa finalidade.

Na avaliação do administrador da Patrulha de Cardoso Moreira, Celso Mérida Barros, a manifestação de satisfação dos produtores e de suas famílias é o maior indicador de que  o trabalho está melhorando a vida dessas pessoas.

- Alguns chegam mesmo a chorar quando veem a recuperação da estrada para a sua propriedade - conta emocionado.

As ações do programa, tanto no período emergencial, quanto na reconstrução das áreas rurais dos municípios da Região Serrana, atingidos pelas chuvas de 2011, também foi lembrado pelo coordenador da patrulha de Nova Friburgo, Jocielmo Silveira.

- Os produtores têm 100% de reconhecimento pelo nosso trabalho. Gostaria de ter registrado com uma câmera a satisfação visível no rosto de cada produtor atendido, podendo retomar sua atividade. Essa é a nossa maior alegria - afirmou.

Com o reforço de mais máquinas e equipamentos, o programa recuperou nas áreas rurais dos municípios serranos 1.213 quilômetros de estradas vicinais, beneficiando 13.478 produtores, além da recuperação de 1.677 hectares produtivos e atendimento de 8.854 produtores com preparo de solo em suas propriedades.

Durante o encontro, Stella Romanos, coordenadora do Estradas da Produção falou sobre a importância da segurança na execução das operações com as máquinas e equipamentos, informando que o programa completou mais um ano sem o registro de acidentes.