ALERJ GANHA PRÊMIO NACIONAL POR PUBLICIDADE CONTRA A PIRATARIA


A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) ganhou, neste sábado (19/01), a etapa nacional do Prêmio Colunistas, na categoria Grande Prêmio de Mídia Alternativa, oferecido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), pela peça publicitária 'Vendo o que é seu'.

Produzida pela Agência Staff Brasil, a campanha 'Vendo o que é seu', da Comissão para Prevenir e Combater a Pirataria no Rio de Janeiro da Alerj, presidida pelo deputado Dionísio Lins (PP), buscava conscientizar as pessoas de que, ao comprarem e venderem produtos ilegais, elas estariam prejudicando empresas, marcas e donos de direitos autorais. Sócio e diretor de criação da agência, Paulo Castro, acredita que essa premiação é uma honra e um grande reconhecimento. 'Esse é um prêmio muito desejado e isso mostra que o mercado nacional reconheceu a originalidade desse trabalho, assim como o bom trabalho que está sendo feito pela Alerj', comentou Castro.

'Na campanha nós vendemos, sem autorização e por um preço irrisório, um dos bens mais importantes para qualquer pessoa: o carro. Para isso, fizemos diversas fotocópias A4 dos tradicionais cartazes de 'vende-se' e colocamos nos vidros laterais, do mesmo jeito que se anuncia carro em todo mundo. Neles, simulamos dados fictícios e assinamos', explicou o criador da peça, que ainda trazia os dizeres: 'Vender o que é dos outros sem permissão é crime. Comprar também'.

O Prêmio Colunistas é considerado um dos mais tradicionais prêmios da publicidade brasileira, sendo entregue desde 1968. O Colunistas premia os melhores trabalhos em todas as mídias (jornal, revista, rádio, mídia exterior, mídia alternativa, mídia digital, cinema, televisão e internet).

(texto de Raoni Alves)