'Profissão é pra curtir' se destaca na região Noroeste Fluminense


A indecisão sobre qual profissão seguir é algo bastante comum entre adolescentes e jovens. Seguir uma carreira que proporcione dinheiro e status, ou fazer aquilo que realmente possa trazer satisfação? Talvez as duas coisas, realizando-se pessoalmente e profissionalmente, unindo o útil ao agradável. Eis a questão! Ou melhor, eis a indecisão de muitas pessoas, que precisam fazer uma escolha - às vezes sob pressão - numa fase inicial da vida.

Foto: arquivo | Visita dos alunos participantes do

Na região Noroeste Fluminense, um programa de Orientação Vocacional Ocupacional vem ganhando destaque nos últimos anos. A psicóloga Naiara Andrade Biscácio, autora do projeto pioneiro na região, vem estudando o tema há algum tempo, desde o período em que era estagiária de Psicologia Escolar no Instituto Federal Fluminense (IFF - Campus Itaperuna). Na época, a Instituição acolheu a proposta, iniciando o projeto sob o título de 'Profissão é pra Curtir'. 'Minhas amigas Fabíola e Silvana, também estagiárias naquele período, escolheram o nome para o projeto e eu gostei de imediato. Achei interessante a brincadeira alusiva a uma determinada rede social, que faz muito sucesso entre os jovens', lembra Naiara, que decidiu manter o nome do programa.

De acordo com a psicóloga, o 'Profissão é pra curtir' utiliza técnicas e atividades variadas, que buscam envolver o participante de uma maneira natural e lúdica, a ponto de ele conhecer suas habilidades, bem como perceber possibilidades que poderão ajudá-lo em sua escolha profissional. 'Nosso trabalho leva o participante a descobertas, onde ele mesmo fará suas escolhas', reforça Naiara. O programa oferece elementos, por meio de instrumentos e métodos apropriados, para que essa importante escolha seja feita de maneira madura e consciente, buscando uma harmonia entre o perfil profissional e pessoal.

O 'Profissão é pra curtir' está previsto para iniciar em março. Os interessados em participar do programa devem realizar uma pré-inscrição através de e-mail, informando o nome completo, telefone e e-mail. A pré-inscrição deverá ser enviada para o seguinte contato: naiarapsicologa@gmail.com, além disso, os interessados poderão acompanhar futuras informações através do blog www.naiarapsi.com.

 

Informação: Agência Comuniqque | www.comuniqque.com