(22) 997587542  |  contato@doisestados.com.br

Em Itaperuna, produtores rurais tiveram 14 cursos gratuitos no primeiro semestre

Nelson Barros

Nelson Barros

Em Itaperuna, RJ, os produtores rurais do município tem motivos de sobra para comemorar, afinal, cursos e treinamentos gratuitos não faltam para o homem do campo. Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, SENAR-Rio e Sindicato Rural, já foram realizados 14 cursos gratuitos neste primeiro semestre, atendendo a cerca de 100 produtores rurais.

Dentre os cursos ‘Higiene na Ordenha’; ‘Ferrageamento e Casqueamento em Equinos’; ‘Avicultura de Postura/Galinha Caipira’; ‘Derivados do Leite’; ‘Manejo Sanitário e Aplicação de Medicamento Bovino’; ‘Alimentação de Verão/Bovino de Corte’; ‘Monitoria da Qualidade do Leite’, com consultoria individual que atende 40 produtores; e outros mais.

Outros cursos fazem parte do planejamento dos parceiros, dentre eles, ‘Apicultura Básica’, ‘Meliponicultura’, ‘Operador de Retroescavadeira’, ‘Criação de Bezerras e Novilhas’, ‘Manejo Alimentar de Inverno/Bovinos de Corte e Leite’, ‘Doma Racional’, ‘Rédea em Equinos’ etc.

Na última quarta-feira, 23, a marca de 14 cursos ministrados foi celebrada no Distrito de Retiro do Muriaé, durante encerramento do treinamento ‘Derivados do Leite’ e contou com a presença do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, secretários, demais autoridades e convidados.

O prefeito Alfredão enalteceu o trabalho realizado em parceria. “Tudo isso está sendo possível devido a parceria entre a Secretaria de Agricultura, SENAR-Rio e Sindicato Rural. Esses cursos agregam valor, é uma grande oportunidade de ampliar o conhecimento, além de gerar emprego e renda. Nós estamos criando oportunidades para agregar valor ao trabalho do homem do campo”, diz Alfredão.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura Sérgio Zampiér, os cursos ajudam a estreitar laços, entre produtores e a cidade. “Temos o leite produzido na propriedade e é industrializado aqui mesmo, indo direto para o consumidor. Os grandes laticínios são bons, mas acabam ficando com grande parte dos lucros dos proprietários. Esses cursos acabam agregando valor, melhorando a vida do nosso produtor, que também pode comercializar os seus produtos”, completa Zampiér. Ainda de acordo com o secretário a meta é oferecer 40 cursos gratuitos durante o ano.

O secretário Municipal de Governo Murilo Gouvêa demonstrou satisfação e orgulho pelos resultados obtidos. “É com muito orgulho e satisfação que estamos participando desse evento, com resultados positivos. O Governo Alfredão está presente na zona rural e na cidade também. A agricultura forte é sinônimo de um município forte! E o prefeito Alfredão, como homem do campo que é, conhece muito bem essa realidade. Estamos trabalhando para trazer a Estrada da Produção, com o apoio do deputado Estadual Jair Bittencourt. Aproveito para agradecer a Câmara de Vereadores, funcionários e servidores da Prefeitura, que estão em harmonia, trabalhando para melhorar o nosso município – finaliza Murilo.

O secretário Municipal de Esporte e Lazer José Maria Guimarães também participou do evento, juntamente com outras autoridades e demais convidados.

DECOM – Itaperuna