(22) 997587542  |  contato@doisestados.com.br

Prefeito de Itaperuna participa de ação referente ao Novembro Azul

Larissa Barros

Larissa Barros

Em Itaperuna, RJ, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, participou de ação referente ao Novembro Azul, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, na última quinta-feira, 04. O vice-prefeito Emanuel Medeiros, Nel, também esteve presente no evento.
E dentre os objetivos da campanha Novembro Azul alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para o prefeito Alfredão, campanhas como esta, são de fundamental importância para levar informação à sociedade, principalmente ao público masculino.
“Penso que os homens tenham mais dificuldade de fazer consultas e exames preventivos, mas esse tipo de campanha, ajuda a conscientizar a população. Peço às mulheres que nos ajudem nessa campanha, incentivando os companheiros a procurem um médico. Temos excelentes profissionais aqui no Raul Travassos e toda uma equipe para bem atender os homens”, diz Alfredão.
O vice-prefeito Nel também destacou a importância da campanha.
“Esse trabalho de informação e conscientização é essencial; e nós precisamos da colaboração de todos na divulgação da campanha, objetivando chamar a atenção desse público, que muitas vezes, não realiza consultas preventivas. Nós temos uma equipe de profissionais que atuam no setor de Saúde do Homem, preparados para bem atender esse público”, informa o vice-prefeito.
ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE A PRÓSTATA
O QUE É A PRÓSTATA? É uma pequena glândula que só o homem possui. Está localizada abaixo da bexiga, envolvendo a uretra (canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis), sendo responsável pela produção do sêmen (líquido que contém os espermatozoides).
QUAIS OS SINTOMAS PODEM INDICAR O CÂNCER DE PRÓSTATA? Dificuldade para urinar, jato urinário fraco, dificuldade de ereção, sangramento pela uretra, e aumento da frequência urinária.
QUE IDADE DEVO PROCURAR O MÉDICO? A partir dos 50 anos é recomendado procurar o médico anualmente. Antes dos 45 anos, recomenda-se a investigação na presença de algum sintoma ou se existir caso de câncer da próstata na família (pai ou irmãos).
O CÂNCER DA PRÓSTATA PODE SER PREVENIDO? Manter uma alimentação saudável, não fumar, realizar exercícios físicos e visitar regularmente seu médico, contribui para a melhoria da saúde em geral, bem como pode ajudar na prevenção do câncer da próstata.
Para mais informações procure o setor Saúde do Homem, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, na Rua Dez de Maio, 893, Centro.
DECOM – Itaperuna