(22) 997587542  |  contato@doisestados.com.br

Em Itaperuna, campanha de vacinação antirrábica é realizada em Itajara e São Sebastião

Larissa Barros

Larissa Barros

Em Itaperuna, RJ, a campanha de vacinação antirrábica animal segue atendendo as localidades do município, como por exemplo, Itajara e São Sebastião do Alto, que receberam os técnicos da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), nesta semana.
A segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica animal na zona rural do município, ocorrida no final do mês de outubro, vacinou mais de 3 mil animais, 3.391 animais para ser mais preciso. Já no ‘Dia D’, no mês de setembro, foram vacinados 5.929 cães e 1.569 gatos.

De acordo com Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, os dados referentes a Itajara e São Sebastião do Alto estão sendo finalizados e serão posteriormente inseridos no mapa de ações e controle.
“Nossas equipes tem saído a campo, buscando vacinar o maior número possível de animais e não estamos medindo esforços, na realização do trabalho. Além disso, não podemos descuidar do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika”, complementa o coordenador.
É importante reforçar que apenas animais do grupo de caninos e felinos serão vacinados contra a raiva animal. Quando os tutores levarem seus respectivos animais aos postos de vacinação, os cães deverão estar de coleiras e guias. Quando necessário, animais com potencial agressivo, devem estar de focinheiras. Os gatos deverão estar em caixas de transporte.
Crianças não devem conduzir os animais; somente adultos. A contenção do animal é de responsabilidade do proprietário. O uso do ‘cambão’ não é mais usual nas vacinações contra a raiva, pois pode machucar os animais. Outras orientações serão passadas pelos técnicos no momento da vacinação.

A vacina vai permanecer disponível durante toda a campanha no Centro de Controle de Zoonoses da CVAS, situado na Rua Benedito Nicolau, 828 – São Mateus (antiga fábrica de remédios). O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 08h às 11h.
DECOM – Itaperuna