(22) 997587542  |  contato@doisestados.com.br

Tradição: Folia de Reis Nova Estrela do Oriente fundada em Miracema, participa de comemorações em municípios do Noroeste

Leticia Barros

Leticia Barros

Versos cantados pelos repentistas revelam uma tradição portuguesa de reverenciar o Menino Deus. Nas cidades de Cambuci e Miracema as Folias de Reis visitam presépios e igrejas cantando para comemorar o Natal, mistério do nascimento de Deus na criança visitadas pelos magos que ofertaram ouro, incenso e mirra.
Em Miracema a Folia de Reis Nova Estrela do Oriente foi fundada em 26 de setembro de 1990 e o Grupo surgiu para dar continuidade à Folia Estrela do Oriente do saudoso Mestre Geraldo Finamor e Tropa dos 40 e seu fundador foi Jorge Barcelos atualmente mestre folião até 2006 passando a função a Rafael Finamor, neto do mestre Geraldo. Esse grupo tem sua sede no Bairro Cruzeiro, em Miracema, de onde sai para participar em outras cidades do Noroeste.
Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o presépio montado num espaço à frente da igreja revela a arte usada para evangelizar. Os personagens colocados numa gruta foram ambientados pela realidade local. E neste presépio que virou atração aos moradores e visitantes que a folia escolheu para sua apresentação após visitar as residências da cidade.
Tradição que é mantida através das famílias que preservam esse legado da cultura popular. Esse ano traz um cenário diferente (uma gruta) para relembrar a história do nascimento de Jesus. Estar diante do presépio é poder viver um pouco daquele grande momento na vida da Sagrada Família, não tinha lugar para acolher Maria e José e então encontraram um curral e eis que o rei dos reis nasce no meio dos animais e é colocado numa manjedoura.

Sempre com muita alegria e com cânticos tradicionais do reisado e muito animados na preservação da  tradição da Folia de Reis e nas comemorações de uma tradição de mais de 30 anos de um legado familiar que une gerações para dar continuidade a essa grande  festa da tradição popular.

Fonte: Vatican News