(22) 997587542  |  contato@doisestados.com.br

Enchente em Cataguases afeta mais de 3.400 pessoas

Leticia Barros

Leticia Barros

A prefeitura de Cataguases divulgou no início da noite desta segunda-feira (10), um balanço das ações durante o período de enchente na cidade. Uma matéria publicada pela Assessoria de Comunicação da prefeitura revela que desde o acionamento do Plano de Contingência da Defesa Civil, ocorrido na manhã de sábado (08) até a tarde desta segunda-feira, toda a equipe de governo e servidores se empenharam no atendimento aos moradores em situação de risco.
Inicialmente 766 pessoas ficaram desalojadas, sendo 89 acolhidas nos abrigos provisórios instalados nas escolas municipais Flávia Dutra e Maria José Peloso e no Albergue. Com o crescimento da procura, todas as escolas municipais foram abertas para receber desabrigados. Grande parte saiu de suas moradias e foi para as casas de parentes ou amigos. No total, 3.473 pessoas foram atingidas pela enchente, ainda que indiretamente com a mudança de suas rotinas, como o fechamento de diversos pontos comerciais.
Nos abrigos os desalojados receberam refeições, roupas de cama e itens de banho e de higiene pessoal e medicamentos. A expectativa é de que, ainda nesta terça-feira (11), algumas famílias já consigam retornar às suas casas. Para isso, elas receberão o suporte da prefeitura com alimentos e materiais de limpeza para que possam retornar às suas moradias com segurança.
Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social vai fazer um mapeamento das famílias atingidas e as equipes de assistência verificarão as necessidades de cestas básicas, recuperação de documentos pessoais e atendimento de eventuais benefícios, informou a prefeitura.
Por: Marcelo Lopes