(22) 997587542  |  contato@doisestados.com.br

ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE OBRAS E TRANSPORTES DE MIRACEMA, HIGOR MATHEUS

Leticia Barros

Leticia Barros

Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Miracema (ASCOM), o Secretário de Obras e Transportes, Higor Matheus, fez um balanço das principais obras da atual gestão para melhorar a infraestrutura da cidade, parques e ruas. Ele fala sobre como essas reformas irão impulsionar e melhorar a cidade de Miracema, beneficiando os munícipes.

1. Secretário, com o advento da pandemia, muitas obras sofreram atrasos e, consequentemente, muitos indivíduos foram afetados. Comente um pouco sobre isso e diga quais obras foram mais afetadas.
Com a pandemia, muitas obras foram paralisadas e, com isso, houve a geração de muito desemprego, pois as empresas que realizam esses projetos acabam tendo que paralisar e deixar de contratar funcionários. Isso prejudicou muito o setor, não só aqui na cidade, mas também as verbas que vêm, pois o Estado e o Governo Federal pararam, causando um atraso nas obras. Posteriormente, isso afetou Miracema, visto que muitas que eram para estar finalizadas não foram concluídas.
2. Sabemos que nos últimos meses, em decorrência das chuvas, muitas áreas urbanas de nossa cidade foram afetadas. Em quais questões há intervenção da Secretaria de Obras?
A Secretaria de Obras atua em três setores: calçamento, esgoto e iluminação pública; e, com as chuvas, isso foi muito afetado, pois fenômenos naturais, como relâmpagos, raios, etc., causam as quedas de energia e ocasionam em danos aos postes da cidade (em reatores e lâmpadas), gerando um volume elevado de manutenções. Outrossim, esse aumento de danos também é visto nos calçamentos e esgotos, pois quando há muita chuva as redes se sobrecarregam, gerando retornos para dentro das casas e das ruas. Atualmente, nossa equipe é reduzida, então está sendo difícil atender às demandas de forma imediata, mas seguimos fazendo o possível para garantir atendimento a todos.
3. Muitas localidades de nossa cidade acabam necessitando de atendimentos simples, mas que fazem toda a diferença para aqueles que habitam, como a troca de lâmpadas, por exemplo. Como é feito esse trabalho? 
A Secretaria de Obras permite o contato por três meios: site, telefone (22) 3852-1028 ou pessoalmente. Através desses meios, o indivíduo faz a solicitação de reparo e a equipe faz o atendimento, mas, conforme falado, nesse período chuvoso há um aumento das demandas, mas o tempo médio para manutenção, após solicitado, está sendo de 2 a 4 dias; entretanto, alguns locais, devido ao trânsito durante o dia, acabam tendo o tempo de espera maior, então procuramos realizar o serviço à noite. Vale ressaltar, ainda, que 14 superpostes – que estavam há cerca de 10 anos parados, vêm sendo revitalizados e colocados em funcionamento.
4. No começo de 2021, tivemos a pintura e manutenção da Praça Dona Ermelinda, que é um dos cartões-postais de nossa cidade. Como foi feito esse trabalho?
A reforma da praça foi muito importante, pois sendo um cartão-postal do município ela acaba atraindo muitos turistas, então foi feita a pintura geral da praça, reforma e pintura do ringue, troca dos postes e das luminárias. Em 2022, fizemos o retoque na pintura dos postes, pois devido às chuvas e ao desgaste natural, a pintura foi afetada; e, além disso, os parques foram totalmente reformados.
5. Além disso, como anda a reforma da Praça Salim Damian e da Praça Ary Parreiras? Há previsão para concluí-la? 
Com a questão da pandemia, houve um atraso no início dessas obras devido a questões de emendas de deputados, pois as obras são fiscalizadas pelo setor de engenharia da Caixa Econômica Federal e, devido à COVID-19, houve muitas questões que ficaram pendentes. Entretanto, essas questões vêm se normalizando e as obras encontram-se em andamento. Caso ocorra tudo conforme o planejado, estipulamos que essas obras sejam concluídas entre 6 a 8 meses.
6. Miracema contará com uma nova sede do DETRAN, localizada no parque de exposições de Miracema. Como anda esse projeto?
Recentemente, na cidade do Rio de Janeiro, o prefeito e eu estivemos reunidos com o presidente do DETRAN e nessa quarta-feira, 02 de fevereiro, recebemos a visita da equipe de engenharia e de todos os diretores do DETRAN para ver as pendências da parte do órgão (mobiliário, ar-condicionado, mão de obra humana, etc.). Da nossa parte, devido ao atraso, a obra levou cerca de um ano para ser concluída, mas ficou sensacional, bem organizado e com um espaço amplo – que contará com estacionamento para os carros e três linhas de vistoria. Essa nova sede do DETRAN será referência em nosso município, pois hoje em dia aquele que precisa fazer alguma vistoria tem que se deslocar a Itaperuna ou a Bom Jesus do Itabapoana.
7. Sabemos que a reforma da antiga sede da prefeitura de Miracema vem sendo realizada e muito elogiada por muitos munícipes. Como anda a execução dessa obra? 
A realização dessa obra é um marco para nosso governo, pois é um grande desejo do prefeito em voltar para a antiga sede, principalmente por ser um dos maiores patrimônios da nossa cidade. A obra se encontra em fase final, já foram feitas todas as esquadrias e estamos iniciando a parte elétrica e lógica (telefone, internet, câmeras, etc.). A obra foi bastante delicada e, por se tratar de um patrimônio material tombado, houve o acompanhamento do INEPAC e do arquiteto responsável. Acredito que em torno de quatro meses estaremos finalizando a obra.
8. Outrossim, houve a reforma da Gruta e a pintura da Igreja Matriz, que foi de suma importância para manter a história de nossa cidade. Comente um pouco sobre elas.
Ali é um lugar que toda pessoa deveria visitar, pois temos um centro carregado de beleza e história. A nossa igreja foi um dos primeiros prédios a serem construídos e por muitos anos ela não recebia pintura, então não poderíamos deixar de incluí-la em nossos projetos, assim como a Gruta, que recuperamos muitos elementos perdidos. Todo o processo foi acompanhado pelo INEPAC, a fim de garantir total preservação ao monumento.
9. Com a volta às aulas, sabemos que as unidades escolares de nosso município passaram por algumas revitalizações. Comente sobre algumas delas.
Sabemos que o município de Miracema conta com um grande número de escolas e há uma grande demanda de todas elas. Nossa equipe vem fazendo a parte de urgência de cada uma, na medida do possível, pois estamos com a equipe reduzida. Nesse período de chuva, tivemos algumas infiltrações nos telhados das escolas e estamos atendendo os pedidos aos poucos. Com a chegada dos ares-condicionados nas escolas, estamos fazendo as ligações elétricas e, além disso, foram instalados filtros nas caixas d’águas que eliminam as impurezas, visando ofertar o melhor aos alunos.
10. Vimos que obras vêm sendo feitas nos distritos de nossa cidade, como a construção de uma praça na localidade de Areias e a ampliação do Cemitério de Paraiso do Tobias. Comente um pouco acerca dessas obras nos distritos.
Nossa secretaria busca nunca deixar os distritos de fora dos projetos. Em Areias, a construção da praça e do parque foi uma grande conquista para os moradores. Em Vendas das Flores realizamos a pintura da praça e o campo vem sendo cuidado. Em Paraíso do Tobias fizemos uma grande obra, que foi a ampliação do cemitério – cerca de 600 e, além disso, temos um projeto que já vem sendo estudado, que é fazer algumas gavetas pré-moldadas. Buscamos dar toda atenção aos distritos, seja em calçamento, esgoto, iluminação, etc., reiterando nosso compromisso com todos.
11. Recentemente, tivemos uma grande conquista para nosso município, sendo comemorada por todos os munícipes, que é a construção do Cinema Municipal. Como está o andamento da obra? 
Apesar de ser uma obra do Estado, somos frequentemente convidados a participar de visitas e reuniões para saber o andamento do projeto. A fiscalização ocorre de forma conjunta entre a Secretaria Estadual de Cultura, a ANCINE e a Caixa Econômica Federal. A obra está gerando diretamente entre 42 a 50 empregos dentro da cidade, fazendo com que, além de beneficiar as famílias, faz com que o comércio da cidade possa caminhar. O projeto será um grande empreendimento que será de grande valia para os munícipes.
12. Diversos bairros de nosso município estão passando por reparos, como calçamentos, recapeamentos, etc. Você poderia comentar um pouco sobre eles?
Nossa secretaria vem correndo em busca de muitas melhorias para nosso município, principalmente calçamentos, recapeamentos e redes de drenagem. Ressalto uma grande obra que está sendo feita, a do loteamento do Sayonara, onde o bairro terá toda rede de drenagem e de calçamento; além disso, a rua Aristides Barbosa, que conta com muitas casas, também foi calçada; ainda, foi licitado o calçamento da rua Ururai de Matos Macedo e da rua Estorgilda Dias Sentinelli; outrossim, está sendo licitado a revitalização de duas ruas no bairro Boa Vista (rua da Pinguela e a rua atrás do Castelão). Além disso, na rua Governador Roberto Silveira, em que frequentemente tínhamos problemas e desperdício de material devido às chuvas, fizemos um novo asfalto e em alguns trechos, redes de esgoto. Essas obras são um grande marco, contemplando muitas famílias.
13. Sabemos que reparos, manutenções, etc., agora podem ser solicitados de forma on-line. Como é feita a priorização desses pedidos? 
A Secretaria de Obras conta com um sistema único, em que todas as solicitações, seja on-line ou presencial, serão registradas; após esse registro, é gerado uma ordem de serviço, mas sabemos em que há, muitas das vezes, serviços urgentes – como esgotos que vazam nas ruas ou que retornam às casas das pessoas, então procuramos priorizar esses atendimentos. Os reparos de iluminação pública são feitos por bairros e ocorrem de acordo com as necessidades; e, nos distritos, buscamos ir ao menos uma vez por semana.
14. Vimos que o setor busca atender a todos de forma rápida e precisa, como calçamentos e pinturas. Isso posto, que obras vêm sendo feitas em nosso município? 
Buscamos atender a todos da forma mais rápida possível. Atualmente, estamos com a obra do bairro Sayonara, com a Praça Ary Parreiras e a Praça Salim Damian, o muro da Escola Álvaro Lontra, a reforma do Parque de Exposições e muitos outros reparos no dia a dia (escolas, postos de saúde, esgotos, calçamentos, iluminação pública, etc.).
15. Além das obras, a secretaria também atua no setor de transportes. Nos últimos meses, a prefeitura tem adquirido novos transportes. Sendo assim, em quais áreas têm chegados esses transportes? E quais as expectativas?
Lutamos diariamente para conseguir nossa frota em dia e em bom estado de conservação, inclusive os veículos da saúde – que transportam pacientes, e da educação – que transportam alunos, visando a segurança de todos.
Além disso, devido à grande demanda do município, buscamos conseguir novos veículos, como a aquisição de duas retroescavadeiras para a Secretaria de Agricultura, novos carros para a Secretaria de Saúde, e em breve teremos um novo veículo para atender à demanda do Conselho Tutelar.
16. Quais são os propósitos da Secretaria Municipal de Obras para este ano? 
Temos como meta colocar muitos projetos em funcionamento. O prefeito e eu temos ido sempre à cidade do Rio de Janeiro em busca de recursos e com projetos para garantir a melhoria de nosso município. Estamos com um projeto de colocar iluminação de LED em nossa cidade; além disso, pretendemos asfaltar os bairros das casas populares (Demétrio, Jovem, Jardim Beverly). Logo, com essas obras pretendemos gerar empregos na cidade, visando melhorias aos munícipes.
17. Para finalizar, que mensagem você deixaria aos munícipes de nossa cidade?
A Secretaria de Obras está de portas abertas a todos de nosso município. Estamos todos os dias buscando atender de forma precisa, igualitária e da melhor forma possível. Mesmo às vezes tendo algumas falhas, nossas intenções são as melhores e estaremos à disposição para críticas, dúvidas e outros atendimentos, pois nossa secretaria se mantém pelo povo e para o povo.
Uma questão importante é que façam os pedidos que necessitarem – seja on-line, por telefone ou pessoalmente, pois muitas vezes as pessoas vão para as redes sociais tecerem reclamações sem antes terem feito a solicitação, o que nos deixa frustrados. Desejo tudo de bom a todos. Um abraço!

Fonte: ASCOM Miracema