(22) 997587542  |  contato@doisestados.com.br

IFF: inscrições abertas para Processo Seletivo e Vestibular 2022 – 2º Semestre

Leticia Barros

Leticia Barros

O Instituto Federal Fluminense (IFF) divulgou os editais de seleções para ingresso no 2° semestre letivo de 2022 em Cursos Técnicos de Nível Médio e em Cursos de Graduação. A novidade é que, a partir desta edição, a forma de ingresso nos cursos ofertados pelo IFF volta ao modo tradicional: provas presenciais, respeitando os protocolos de biossegurança, e no mesmo dia, 12 de junho de 2022, para o Processo Seletivo e para o Vestibular. Devido à pandemia da Covid-19, desde 2020 as seleções no IFFluminense eram realizadas por meio de sorteio público eletrônico transmitido ao vivo pelo IFFTube, no caso do Processo Seletivo para Cursos Técnicos de Nível Médio, e por nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, para o Vestibular de acesso aos Cursos de Graduação, após aprovação da medida pelo Conselho Superior, órgão máximo do Instituto, conforme a Resolução N.° 30/2021. 
 Atenção para os horários das provas da edição 2022 – 2° Semestre:
-> Prova Objetiva do Processo Seletivo: das 08h30min às 11h30min;
-> Prova Objetiva e Redação do Vestibular: das 08h30min às 13h;
-> Prova de Aptidão/ Habilidade Específica para os candidatos aos Cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Bacharelado em Design Gráfico e Licenciatura em Música: das 15h30min às 17h30min.
Inscrições >> podem ser realizadas, online, no Portal de Inscrições, de 12 de abril até as 22h do dia 08 de maio de 2022ou presencialmente no campus ofertante do curso pretendido, excluídos sábados, domingos, recessos e feriados, conforme endereços, dias e horários de atendimento relacionados no Art. 6° do Edital para Cursos Técnicos e Art. 5° do Edital para Cursos de Graduação. A taxa é de R$ 30,00 para o Processo Seletivo e de R$ 75,00 para o Vestibular.
No dia 17 de maio será divulgada no Portal de Seleções a lista preliminar de inscritos. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 05 de julho. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 1.052 vagas em diversos cursos nos campi do IFFluminense, para o 2.° semestre letivo de 2022.
Cursos Técnicos de Nível Médio
São ofertadas 690 vagas para o 2.º semestre letivo de 2022 em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Concomitantes e Subsequentes no Campus Avançado São João da Barra e nos Campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Quissamã. Os cursos são: Hospedagem, Edificações, Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Mecânica, Informática, Química, Estradas, Telecomunicações, Segurança do Trabalho, Farmácia e Enfermagem, conforme estabelecido no Edital N° 56, de 08 de abril de 2022.
O Processo Seletivo 2022 está aberto aos candidatos que possuírem a seguinte formação mínima:
I – Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio: que tenham concluído ou que estejam concluindo o Ensino Fundamental em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que a conclusão ocorra em data anterior à da matrícula;
II – Curso Técnico Concomitante: que tenham concluído o Ensino Médio, ou que, no momento da matrícula, estejam cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio ou de curso equivalente em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA);
III – Curso Técnico Subsequente: que tenham concluído o Ensino Médio (antigo 2º grau) ou Curso Técnico Integrado de Nível Médio, em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou, que possuam Certificado de Conclusão do Ensino Médio com base nos resultados obtidos no Enem ou no Encceja.
As inscrições devem ser feitas AQUI. É necessário ter CPF e documento oficial de identificação com foto próprios e e-mail atualizado. É fundamental que os candidatos que já possuem cadastro no Portal de Inscrições mantenham os seus dados atualizados, tais como e-mail, telefone, endereço, entre outros, pois eles poderão ser utilizados para comunicação com o candidato. Para aqueles que precisarem atualizar, o sistema permite a alteração.
Cursos de Graduação
Nesta seleção são ofertadas 362 vagas para Graduação – Bacharelado e Licenciatura – para os Campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé, nos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação, Ciências da Natureza (Ciências e Biologia, Ciências e Física ou Ciências e Química), Geografia, Letras – Português e Literaturas, Teatro, Música, Hotelaria, Educação Física, Matemática, conforme estabelecido no Edital N° 57, de 08 de abril de 2022.
O Concurso Vestibular para Ingresso nos Cursos de Graduação 2022 – 2.º Semestre é destinado aos portadores de Certificados de Conclusão do Ensino Médio (antigo 2.º grau) ou de curso equivalente.
As inscrições devem ser feitas AQUI. É necessário ter CPF e documento oficial de identificação com foto próprios e e-mail atualizado. Atenção: não informar nenhum dado de terceiros, sob risco de ser eliminado do processo.