Secretaria de Saúde do RJ investiga caso suspeito de varíola dos macacos em Macaé
A Secretaria de Saúde do RJ (SES) investiga um possível caso de varíola dos macacos (monkeypox) em Macaé. O paciente tem 43 anos e trabalha embarcado em uma plataforma de petróleo. De acordo com a SES, ele relata ter tido contato com pessoas de outros países.
A SES informou que exames complementares, preconizados pelo Ministério da Saúde para fechar a avaliação do caso, estão em andamento.
“A vigilância estadual está apoiando a vigilância municipal no monitoramento do paciente. Até o momento, não há nenhum caso de monkeypox confirmado no estado”, informou a secretária de saúde em nota.
A Prefeitura de Macaé informou que o homem está internado em um hospital particular da cidade e o estado de saúde dele é estável. Ele está em isolamento até o diagnóstico ser revelado.
A Secretaria Municipal de Saúde de Macaé informou que aguarda a emissão do laudo técnico dos exames realizados pelo laboratório molecular de virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Amostras do paciente também são analisadas pelo LACEN, laboratório da Secretaria Estadual de Saúde.