Com os juízes Renzo Merici e Érica Bueno a justiça volta a funcionar em Miracema
Já em plena atividade o novo Juiz da Vara Cível de Miracema, o Drº. Renzo Merici natural do Estado de São Paulo e diplomado pela U.S.P., a mais tradicional Universidade paulista e uma das mais conceituadas da América Latina, mais do que isto, antes de ingressar na magistratura já era assessor de Desembargadores do Estado. O déficit de Juízes no Estado do Rio é de quase duzentos magistrados e a nossa Comarca estava há quase três anos ocupada de juízes de outros municípios, o que resultou no fechamento de muitos escritórios.
Esta conquista se deve a uma visita da presidente da OAB, Veronica Estephaneli, juntamente com a vice Marielle Barros, o vereador Caio Rocha, e Igor de Aquino que através do ex-presidente do T.J., Marcus Faver, conseguiu junto ao presidente a designação de magistrados para a Comarca de Miracema, a Drª Érica Bueno Salgado e do Drº Renzo Merici que imprimiram velocidade nos feitos, onde são encontrados de segunda a sexta-feira no Fórum dando expediente.
Os novos titulares das Varas, pela cordialidade já conquistaram os serventuários e a classe dos advogados que estão satisfeitos com os jovens magistrados. Vários júris já foram realizados, feitos que há mais de dois anos estavam paralisados e agora estão sendo acionados e o Fórum voltou a ser frequentado. Na medida do possível, estão correspondendo às expectativas.
Parodiando o ex-governador de Minas Gerais, Bias Fortes que dizia: ‘’Que governo bom é aquele que não assusta’’, é o lema que está vigorando no Fórum de Miracema onde todos estão sendo atendidos, como há décadas não ocorria, a cordialidade, a gentileza entre as partes, advogados e serventuários é o clima vigente na Comarca.
Ao longo de sua história, Miracema não guardava com bons olhos algumas figuras que passaram pela Comarca, mas a renovação dos quadros da Magistratura está revelando figuras de maior gabarito, o Fórum é como um Hospital é uma casa de tensões pelas decisões que podem prejudicar uma vida ou uma família, daí a classe dos advogados está mais tranquila, confiante, depois de uma audiência e saberem que os seus direitos serão reconhecidos e proclamados. A Justiça é companheira de homens e mulheres, daquela justiça que é condição da felicidade de espírito e até, pois mais surpreendente que possa parecer-nos. Foi com estas palavras que Marcus Faver saudou, num discurso antológico, o ministro Joaquim Barbosa numa peça oratória.
Bem-vindos à nossa Miracema, os juízes Renzo Merici e Érica Bueno, nós estamos orgulhosos em saber que no Fórum de Miracema encontram duas figuras do maior relevo na arte difícil de julgar e que retomaram o caminho da Justiça, aquela que não assusta, pelo contrário, todos que vão ao Fórum voltam tranquilos para os seus lares.
Por Dr. Maurício Monteiro, advogado e historiador.