DESTAQUESPolícia

Governo do Rio cria comitê de combate aos crimes financeiros em parceria com o Ministério da Justiça e entrega 218 viaturas semiblindadas à Polícia Militar

O Governo do Rio, em parceria com o Governo Federal, formalizou nesta quarta-feira (08), no Palácio Guanabara, a constituição do Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra). O acordo de cooperação técnica, inédito no Brasil, atuará como um pilar na força-tarefa instaurada para combater crimes financeiros e lavagem de dinheiro, asfixiando o tráfico e as milícias no Rio de Janeiro.

Além da formalização do Cifra, também foram entregues 218 novas viaturas semiblindadas à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para a renovação da frota da instituição e ampliação do patrulhamento. Os novos veículos representam um investimento de R$ 47,2 milhões do Governo do Estado na segurança pública.

Nessa primeira remessa foram entregues 178 viaturas Renault modelo Duster, que começam a ser distribuídas entre as unidades operacionais da corporação – 82 para Região Metropolitana, 85 para o interior e 11 para unidades de policiamento especializado. Também estão incluídas nesse pacote 20 picapes Ford Ranger para o Recom (Rondas Especiais e Controle de Multidões) e 20 SW4 da marca Toyota para o CPAm (Comando de Polícia Ambiental).

Até o final deste ano, a frota da Secretaria de Estado de Polícia Militar receberá o reforço de outras 222 viaturas Duster parcialmente blindadas, complementando a aquisição de 440 novos veículos no exercício de 2023, resultado de um investimento de R$ 96 milhões.