Foto: Prefeitura de Itaocara/Divulgação
CidadeDESTAQUES

Peixes do tipo dourado aparecem mortos às margens do rio Paraíba do Sul em Itaocara, Campos e São Fidélis

Peixes do tipo dourado (Salminus brasiliensis) apareceram mortos às margens do Paraíba do Sul, em três cidades: Campos dos Goytacazes e São Fidélis, no Norte Fluminense; e Itaocara, no Noroeste do estado.

Em Itaocara, a prefeitura informou que o caso ocorreu em três pontos distintos. Por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o município disse ainda que o fato está sendo apurado por órgãos ambientais e instituições não governamentais, como a Colônia de Pescadores Z-21, de São Fidélis (ligada à pesca artesanal) e o Projeto Piabanha (voltado para a conservação ambiental).

A Prefeitura de Itaocara afirma que recebeu três registros fotográficos de exemplares de dourado (Salminus brasiliensis) mortos, sendo dois na última quarta-feira (21) e um na quinta-feira (22).

“As aparições foram em pontos distintos do Rio Paraíba do Sul (Batatal, Campo de Sementes e Portela). Esses foram os primeiros registros, em Itaocara, que chegaram ao conhecimento da Semai. Desde então, estamos acompanhando o ocorrido”, disse o município.

Também houve registros de peixes mortos nas cidades de Campos dos Goytacazes e São Fidélis. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está investigando os casos, também ocorridos no rio Paraíba do Sul.

O Inea descartou morte causada por envenenamento e tem feito um monitoramento da qualidade da água do rio Paraíba do Sul.

Fonte: G1