PROFESSOR CARLINHOS BESSA, NOSSO MUITO OBRIGADO!
Esse é um baluarte do esporte em nossa cidade. Não se tem noção de quantos jovens passaram sob seu comando. Um dos fatores mais importantes em toda essa caminhada de dedicação do professor Carlinhos ao longo dos anos, não era somente na formação de um atleta, mas principalmente, integrar esses jovens das comunidades na sociedade, transformando suas vidas e reduzindo os preconceitos. Diversos estudos apresentados são unânimes em afirmar que o esporte e a educação são caminhos para a transformação e inclusão social.
Desde 1980 que Carlinhos Bessa e o basquete uniram-se e passaram a dar visibilidade para Miracema. Se antes a cidade era pouco conhecida, com o passar dos anos muitos colégios passaram a respeitar e temer as nossas equipes. A história começou no Miracemense (atual Instituto de Educação de Miracema), para seguir no Colégio Estadual Ferreira da Luz, Solange Moreira e encerrar no CIEP Álvaro da Fonseca Lontra.
Conquistou títulos em diversas categorias disputando jogos estudantis no estado do Rio, representando as escolas do município. A bem da verdade, o Carlinhos nem sempre teve o apoio necessário para levar adiante seus projetos, por isso iniciei o texto com a palavra “baluarte”. Esse é mais um daqueles que as autoridades municipais deveriam prestar uma homenagem especial pelos serviços prestados em prol do esporte. Você, Carlinhos Bessa, escreveu com letras “MAIÚSCULAS” sua história, não apenas no âmbito esportivo, mas principalmente na escola da vida de seus pupilos. Acrescente-se a isso o lado musical, outro dom do professor, que participou ativamente do nosso tradicional e inesquecível Festival da Canção.
Residindo há anos em Itaperuna e com problema de deficiência visual, o professor definiu seu atual momento: “A vida está me fazendo enxergar coisas que não enxergava antes”.
Texto: Tadeu Miracema