Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro começa a distribuir nova vacina contra a dengue

A nova vacina contra a dengue, produzida nacionalmente pelo Instituto Butantan, começa a ser distribuída pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) aos 92 municípios do estado nesta segunda-feira (23). O Estado recebeu ao todo 33.364 doses, das quais 12.500 serão encaminhadas à capital.

O Ministério da Saúde informou que a vacinação começará pelos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde do SUS. Nesta primeira etapa, serão contemplados profissionais que atuam diretamente nas unidades, como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, odontólogos, equipes multiprofissionais e agentes comunitários e de endemias. A ampliação para outros públicos ocorrerá posteriormente.

“Recomenda-se que a vacina do Instituto Butantan seja administrada na faixa etária de 15 a 59 anos de idade. A estratégia será escalonada e gradativa, iniciando pelo grupo de profissionais da Atenção Primária à Saúde, e avançando progressivamente, conforme a disponibilidade de doses pelo fabricante”, explica Keli Magno, gerente de Imunização da SES-RJ.

A vacina é de dose única e protege contra os quatro sorotipos da doença. No Rio de Janeiro, os tipos 1 e 2 são os mais frequentes. Há preocupação com a possível circulação do tipo 3, ausente no estado desde 2007, o que pode aumentar a vulnerabilidade da população. Embora esteja presente em estados vizinhos, ainda não se espalhou no RJ.

Dados do Centro de Inteligência em Saúde da SES-RJ apontam que, até 20 de fevereiro de 2026, o estado registrou 1.198 casos prováveis e 56 internações por dengue, sem óbitos confirmados. Há ainda 41 casos prováveis de Chikungunya, com 5 internações, e nenhum caso confirmado de Zika.

Os 92 municípios estão em situação de rotina, e os dados podem ser acompanhados em tempo real pelo MonitoraRJ.

Compartilhe isto: