CidadeDESTAQUES

Técnicos da Secretaria do Ambiente de Itaperuna realizam a soltura de cachorro do mato

Na última sexta-feira, 20 de janeiro, uma das equipes da Secretaria Municipal do Ambiente, constituída pelo biólogo Marcos Paulo Thomé, e pelo técnico João Wesley Teixeira, realizou a soltura de um cachorro do mato (Cerdocyon thous), logo após ser capturado com armadilha tomahawk, no perímetro urbano.

A Secretaria foi acionada pela diretora do Colégio Agrícola, que relatou a presença frequente do animal próximo ao galinheiro. O Secretário Municipal do Ambiente, Sérgio Zampiér, enviou a equipe para o local, que procedeu com a alocação adequada da armadilha para a captura.

De acordo com o biólogo Marcos Paulo Thomé, o animal não apresentava nenhuma injúria e aparentemente estava saudável.

“Esses animais silvestres não podem permanecer na área urbana, por risco de acidentes, prejuízos à criação de animais domésticos, entre outros fatores. O exemplar capturado não apresentava nenhuma injúria e aparentava saudável. Provavelmente se deslocou para o logradouro em busca de alimento e novo território, uma vez que é um indivíduo jovem”, disse o biólogo.

Segundo o Secretário Sérgio Zampiér, os técnicos realizaram a soltura do animal em um excelente espaço.

“Nossos técnicos promoveram a soltura do exemplar num fragmento florestal das Unidades de Conservação de Raposo, distrito de Itaperuna. Um excelente espaço para que o animal possa viver com tranquilidade. Aproveito a oportunidade, a fim de parabenizar os profissionais por mais essa importante ação. Temos uma equipe qualificada, que entendeu bem a filosofia de trabalho do prefeito Alfredão, e vem buscando o melhor para o município”, concluiu o secretário.

DECOM – Itaperuna