DESTAQUESSaúde

Varre-Sai recebeu equipe da Divisão de Controle de Vetores da Secretaria de Estado de Saúde

Mediante o aumento de notificações de casos positivos de arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) no município de Varre-Sai, uma equipe da Divisão de Controle de Vetores, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro – SES esteve na manhã desta terça-feira (14/03), na Secretaria Municipal de Saúde, onde foi recebida pelo secretário municipal de Saúde, Rafael Fabbri Ramos, e equipe da Vigilância Epidemiológica.

A visita consiste em uma ação preventiva com o intuito de orientar, reforçar os insumos de combate ao Aedes aegypti e avaliar as medidas que necessitam ser tomadas, através de uma parceria entre Estado e Município. Na ocasião, aconteceu a apresentação do painel de arboviroses do estado. “O intuito é dar as orientações necessárias para as ações de rotina, priorizando os “10 minutos salvam vidas”, que são os dez minutos que a pessoa dedica por semana para eliminar os criadouros do Aedes aegypti em suas residências”, frisou Marcos Alexandre Corrêa, da gerência técnica do SETC/ Divisão de Controle de Vetores-SES.

 

O coronel do Corpo de Bombeiros e diretor da Divisão de Controle de Vetores/SES, André Villar Martins, afirmou que a visita visa mostrar que o Estado se encontra presente, rompendo a barreira da distância. “Estamos aqui, fornecendo o apoio necessário para que o município de Varre-Sai, que não tem histórico de notificações, volte à sua normalidade. A Divisão se coloca à disposição para apoio tático e operacional ao combate e controle de vetores”, afirmou o diretor da Divisão.

 

O secretário municipal de Saúde, Rafael Fabbri Ramos, destacou a importância de unir forças com o Estado para combater o Aedes aegypti. “Agradeço a presença da Divisão de Controle de Vetores da SES em Varre-Sai, que veio para nos orientar quanto ao crescimento das arboviroses no município, principalmente a dengue. É de muita valia, para junto com nossa equipe da Vigilância Epidemiológica, diante das orientações, aumentarmos nossas ações de bloqueio ao Aedes aegypti”, concluiu o secretário.

 

A Divisão de Controle de Vetores, juntamente com a equipe da Vigilância Epidemiológica, realizou visitas em pontos estratégicos no município  para conhecer as principais necessidades no combate às arboviroses. Após a avaliação, a equipe do Estado se reuniu com o prefeito Silvestre Gorini para passar a real situação epidemiológica do município.

 

Silaine Terra/Departamento de Comunicação