Foto: TV Gazeta
CidadeDESTAQUES

Bois e vacas morrem durante tempestade com mais de 84 mil raios no ES

Na última sexta-feira, 1º de março, um temporal com raios e ventos atingiu o Espírito Santo. Na Grande Vitória, pontos de alagamentos foram registrados em todos os municípios e houve muitas descargas elétricas. De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE), 84.374 raios foram registrados entre 18h e 23h59min.

Um produtor rural levou um susto ao chegar para trabalhar no Noroeste do Espírito Santo. Ele encontrou seis vacas e quatro bois mortos no pasto e atribui o fato a uma tempestade de raios que atingiu o município de São Roque do Canaã. O prejuízo estimado é de pelo menos R$ 30 mil.

Os animais foram encontrados entre algumas árvores no pasto. De acordo com o professor de engenharia elétrica do Instituto Federal do Espírito Santo, Pablo Rodrigues, a morte causada pela descarga elétrica é frequente nesses casos devido ao processo chamado “tensão de passos”.

“Um raio é uma corrente elétrica muito grande, de curta duração. Quando atinge o solo, se espalha, e, na medida que vai passando pelo solo, vai causando diferença de potencial. O que acontece especialmente com o gado é que a distância entre as patas é grande, cada pata está submetida a uma tensão elétrica diferente, o que acaba ocasionando o choque”, explicou.