DESTAQUESSaúde

Panorama da Covid-19: indicadores apontam tendência de queda na transmissão da doença

A edição desta semana do Panorama da Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), mostra uma tendência de queda nos indicadores precoces da doença. A análise elaborada pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) considera os dados registrados entre 11 e 24 de fevereiro, período que representa as semanas epidemiológicas sete e oito. A taxa de positividade de testes de antígeno na rede pública caiu de 29,7% para 25,9%. Já na rede privada, a redução foi de 23,8% para 20,3%.

Em relação ao RT-PCR, houve aumento de 39% para 50,4% na positividade na rede pública. De acordo com técnicos da SES-RJ, esse aumento pode ter ocorrido devido uma variação eventual, já que os demais indicadores apresentaram queda. Na rede privada, houve redução na positividade do exame de 35,7% para 31%.

Apesar da queda na positividade da Covid-19, os atendimentos por síndrome gripal em adultos nas UPAs da rede estadual tiveram um aumento significativo. O número de pessoas atendidas passou de 2.039 para 2.755 entre as semanas consideradas. O boletim aponta ainda que, apesar da redução na taxa de positividade dos testes de Covid, as solicitações de leitos tiveram um aumento, principalmente nas faixas etárias de 70 a 79 anos e acima de 80.

A SES-RJ reforça a importância de manter as doses de reforço em dia para evitar casos graves e óbitos pela doença. Pessoas com 18 anos ou mais devem tomar duas doses de reforço. Aquelas entre 12 anos e 17 anos, uma dose de reforço.