Faperj vai investir R$ 9,9 milhões em escolas públicas
As escolas da rede pública do estado do Rio de Janeiro receberão R$ 9,9 milhões em investimento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O resultado do edital “Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro — 2021” foi anunciado semana passada, e a lista dos contemplados inclui projetos de escolas municipais, estaduais e federais dos níveis Fundamental e Médio.
No total, foram escolhidos 130 projetos que darão suporte a 130 unidades da rede pública do estado no ano vigente de 2022. O objetivo é apoiar iniciativas voltadas à melhoria da escola pública, por meio de projetos que abordem temas educacionais relevantes e que permitam o aprimoramento da qualidade das escolas da rede pública.
Entre as iniciativas contempladas, algumas vão muito além da sala de aula, como um projeto para as escolas de Campos de Goytacazes, no Norte Fluminense, que utilizará a agricultura como ferramenta para o ensino de ciências. Outra proposta aprovada levará a literatura de Rachel de Queiroz e Albert Camus como eixos articuladores para o ensino de ciências.
Os desafios impostos pela pandemia e as relações de aprendizado em escolas públicas serão o foco de um projeto da Unigranrio. A criação de ambientes educativos inovadores também é outro desafio, assim como a inclusão de surdos na volta às escolas.