CidadeDESTAQUES

Itaperuna promove ação para resgatar a tradição das danças folclóricas

A Prefeitura de Itaperuna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vem realizando ações durante os dois últimos meses para resgatar a realização de danças folclóricas na cidade e região. Diversas festas típicas dos meses de junho e julho são visitadas na busca pelo desenvolvimento das tradições culturais.

De acordo com a diretora executiva da Secretaria de Cultura de Itaperuna, Nelma Lemos, o folclore tem sido esquecido pelo país em vários aspectos e a agenda da Prefeitura está extensa.

“O projeto visitou festas juninas e segue com as julinas. O prefeito Alfredão tem ido pessoalmente conosco, até porque ele é um grande incentivador da cultura e gosta das danças tradicionais. Estivemos, por exemplo, em Cantagalo, passando por Taquari Paiol e tivemos apresentações no Valão, Sítio Bom Retiro e São João dos Altos”, disse.

A responsável pelo projeto explica ainda que o Boi Pintadinho e Mineiro Pau são algumas das danças que fazem parte das apresentações.

“O Mineiro Pau tem a coreografia marcada pelo manejo de bastões de madeira, feita de arco de pipa ou ipê, os quais demarcam o ritmo. É considerada uma dança guerreira por causa dos bastões que simbolizam armas de ataque e defesa em simulação de combate. Temos também o Boi Pintado que é mais conhecido. Ambas marcam características especiais de grupos que se desenvolveram recebendo influências locais dos estados do Rio, Espírito Santo e Minas Gerais”, comentou Nelma.

Deixe um comentário