CidadeDESTAQUES

Nova onda de calor de novembro pode superar calorão de setembro

Com o estabelecimento do ar seco sobre o país novamente, as temperaturas vão subir muito a partir desta quarta-feira (08), configurando uma nova onda de calor com temperaturas 5 °C ou mais acima da média por amplas áreas do Brasil e com um período maior de duração (mais de 5 dias).

A partir de quinta-feira (09), o ar frio das madrugadas perde força e o destaque volta a ser as madrugadas mais quentes, principalmente em Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso. Quase todo o estado de SP terá mínimas acima de 20°C. Regiões do Vale do Ribeira, Grande SP, Vale do Paraíba e grande parte do RJ terão máximas elevadas também na quinta-feira.

“Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos. Potencialmente teremos recordes mensais para novembro em Palmas, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e Campo Grande”, disse o meteorologista Vinicius Lucyrio.

Fonte: Climatempo