Carteira de trabalho digital.
CidadeDESTAQUES

Rio de Janeiro: jovem de 19 anos descobre que tem carteira de trabalho assinada há 27 anos

Uma jovem de 19 anos começou a trabalhar antes de nascer, segundo dados que constam na Carteira de Trabalho Digital da moça. Desde a descoberta, ela vive uma luta para tentar corrigir a falha e liberar a carteira.

Isabela Cavalcante Almeida resolveu checar a carteira de trabalho porque estava de olho em uma vaga de emprego. Foi aí que veio o susto. A carteira da jovem constava como se ela estivesse trabalhando há 27 anos, desde 1997. Só que a moça nasceu em 2004.

A estudante postou um vídeo numa rede social contando a situação inusitada. A publicação já tem quase dois milhões de visualizações. Ela checou os dados e o endereço da tal empresa e descobriu que ela existe de verdade. É uma loja de chaves e carimbos, que fica na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, a quase 1,5 mil km de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde a jovem mora.

Depois do susto, Isabela começou uma jornada para tentar tirar esse registro da carteira de trabalho. Foram pelo menos dez tentativas, por telefone e pessoalmente, em diversos órgãos públicos. Mas até agora, nada foi resolvido.

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o vínculo foi incluído de forma equivocada pela empresa através do RAIS, um sistema antigo do Ministério do Trabalho ao qual o órgão diz que não tem mais acesso.