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Santo Antônio de Pádua é destaque no Ministério da Cultura

Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) atingiu a marca de 100% de adesão dos municípios nos estados do Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe, além do Distrito Federal.

“A adesão dos municípios é uma conquista importante para a cultura brasileira, pois garante que os recursos da PNAB sejam distribuídos de forma justa e alcancem todos os segmentos culturais, incluindo a cultura popular e de matriz africana”, ressalta a ministra da Cultura (MinC), Margareth Menezes.

Estão previstos investimentos de R$ 15 bilhões até 2027. A distribuição do recurso anual de R$ 3 bilhões foi definida pela Portaria do MinC n° 80, publicada em outubro de 2023. Metade dos recursos estão destinados a estados e Distrito Federal, e a outra metade para os municípios, obedecendo critérios proporcionais ao tamanho da população.

No Rio de Janeiro, a adesão de todos os 91 municípios é comemorada pelo coordenador estadual do Ministério da Cultura (MinC), Edu Nascimento. “A PNAB é uma grande revolução, na medida em que ela vai dialogar com capilaridade nas cidades onde a vida acontece”, disse.

O secretário de Cultura de Santo Antônio de Pádua, José Antônio Machado, também comemorou a adesão do município. “A PNAB é de vital importância para a cultura. Aqui, no noroeste fluminense, a região é uma das mais carentes do estado. É o maior aporte, o maior investimento já feito na cultura da nossa região”, afirma. A cidade conta com aproximadamente 42.500 habitantes e recebe R$ 308,2 mil via PNAB, em breve, pois o termo de adesão já foi assinado.

Com os recursos da PNAB, conta o secretário de Santo Antônio de Pádua, um teatro que atende três cidades da região deve ser revitalizado. “É o único teatro da região noroeste fluminense e, agora, através da PNAB, conseguiremos fazer investimentos nesse equipamento. É uma vitória, a maior vitória que a cultura da região já pode comemorar”, diz, emendando que o investimento público na cultura aquece a esperança e reconquista a confiança do fazedor de cultura no poder público.