Secretaria de Saúde do Estado distribui neste sábado 292 mil doses de vacinas
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza neste sábado, 17.07, a entrega de 292 mil doses do imunizante Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 aos 92 municípios do estado. A vacina será disponibilizada para ampliação da cobertura vacinal da população fluminense.
Os municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí farão a retirada dos imunizantes diretamente na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói, a partir das 7h. Também sairão do local os comboios de vans e caminhões para entregar os imunizantes aos municípios das regiões Metropolitana I e II, Médio Paraíba, Serrana, Centro Sul e Baixada Litorânea, com escolta da Polícia Militar. No mesmo horário, dois helicópteros levarão as vacinas para as regiões da Costa Verde, Norte e Noroeste, sendo uma aeronave da Saúde e outra do Corpo de Bombeiros.
– Estamos completando seis meses de vacinação com 50% da população dom 18 anos ou mais já vacinada pelo menos com a primeira dose. É uma marca importante, mas ainda não permite o afrouxamento das medidas preventivas. A pandemia ainda não acabou. Embora estejamos em um momento de queda de casos confirmados e taxa de ocupação de leitos, ainda é necessário que todos respeitem as medidas sanitárias, inclusive as pessoas que já tomaram as duas doses da vacina – afirma o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
Assim como nas entregas anteriores, a SES enviará ofício para as secretarias municipais de Saúde reforçando a importância de que os responsáveis técnicos e gestores municipais organizem suas ações de vacinação, respeitando as doses que são destinadas para a primeira e/ou segunda aplicação. A SES reitera que não há reserva técnica para reposição das vacinas, caso a administração das doses não siga o especificado, e destaca ainda que a gestão da aplicação das doses e o registro são de competência municipal.
Todo o volume de distribuição é feito de forma proporcional e igualitária. A SES também ressalta a necessidade da priorização da repescagem de pessoas dos grupos prioritários já atendidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) nas distribuições anteriores, dando continuidade à campanha conforme recomendações da terceira edição do Calendário Único de Vacinação do Estado do Rio de Janeiro.