Seis cidades do RJ têm todos os leitos públicos de UTI ocupados. São elas: Bom Jesus do Itabapoana; Cantagalo; Itaguaí; Itaperuna; Miracema e Nova Friburgo
Outras três cidades, têm taxa de ocupação acima de 90%: Rio de Janeiro, Teresópolis e Duque de Caxias. Em Teresópolis, só há um leito de UTI vago. Em Duque de Caxias, 10. No Rio de Janeiro, são 30 leitos vagos.
Variante delta
Na segunda-feira, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a variante delta já é a mais encontrada em amostras coletadas pelos técnicos.
Na sexta-feira passada (13), o G1 mostrou um documento interno da SES avaliando a capital como “epicentro da delta” em todo o país (relembre no vídeo abaixo). A variante é mais contagiosa que as outras.
Por conta disso, a superintendente de Regulação da pasta pedia a avaliação “com urgência” da possibilidade de aumentar o número de vagas.
Com base nisso, a SES vai publicar em até 15 dias um chamamento público para contratar 150 leitos para Covid. São 100 de UTI e 50 de enfermaria, mas ainda não há previsão de quais municípios devem ser beneficiados.
Fonte: G1